segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Projeto ajuda idosos com dificuldade de cognição

Projeto ajuda idosos com dificuldade de cognição
 
nov 16, 2014 - Em Tempo Online
 
As abordagens são variadas, mas geralmente ocorrem sessões em grupo ou individuais. – foto: divulgação.
 
Preocupados com o déficit de atenção dos idosos que participam dos projetos no Centro Estadual de Convivência do Idoso, localizado no bairro Aparecida, Zona Oeste de Manaus, profissionais da área de psicologia realizam, há três meses, trabalho pioneiro de treino cognitivo para a estimulação da memória.
O fato de uma boa parte dos idosos que estão exercendo suas atividades físicas no local terem assado ou possuírem algum tipo de doença que envolve a questão da memória, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Alzheimer ou Mal de Parkinson, foi o motivo para a implantação do projeto. Uma das coordenadoras, a psicóloga Alessandra Andrade, explicou que quando começou o trabalho no centro, juntamente com a psicóloga Eliana Monteiro, percebeu que realmente havia um público-alvo que necessitava desse tipo de tratamento. “O Estado em vários locais realiza um tipo de oficina da memória, porém há casos que precisam de mais atenção e um trabalho diário. O Centro dos Idosos de Aparecida é um modelo”, contou Andrade.
 
A psicóloga explicou que normalmente aos 35 anos começa a perda das funções da memória e até mesmo de alguns movimentos e sensibilidades do corpo. “Realizamos um levantamento e identificamos que era necessária uma ajuda na relação cognitiva, pois havia uma demanda não esperada de idosos que tinham grau elevado de deficiência na memória”.
 
Alessandra explicou que a situação da memória é igual à da visão: conforme o tempo, o problema se agrava e por isso vários estudos estão sendo realizados e projetos implantados para colaborar para a melhoria dos problemas mais comuns.“O trabalho de treino cognitivo é uma forma de melhorar todo o processo de memória. Iniciamos com aproximadamente 22 idosos, os quais acompanhamos diariamente, gerando relatórios e observamos que em pouco mais de três meses houve melhora”, informou a psicóloga.
 
O projeto tem apoio da Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Seas), e nas atividades diárias para quem teve AVC é feito um trabalho de estimulação da memória. No caso do Alzheimer ou Parkinson, além dessa estimulação, os pacientes relembram o passado. “São trabalhos diferenciados, mas acompanhados de testes neuropsicológicos, que cada vez mais apresentam melhoria. Como as maiorias dessas pessoas que fazem parte do projeto tomam medicações, esses remédios com o tempo acabam prejudicando o desempenho, mas pesquisas já apresentavam resultados positivos para esses treinos cognitivos.
 
Segundo a psicóloga, o fato de o projeto ter dado certo levou a uma procura maior, com aumento do número de participantes. “Sentimos-nos realizadas ao ver que realmente esse trabalho pioneiro no Amazonas tem dado ótimos resultados”.
 
São realizados vários tipos de exercícios para a melhoria ou compensação das funções cognitivas, como memorização de palavras, a procura de diferença entre imagens, jogos de quebra-cabeça, entre outros.
 
Existem várias abordagens possíveis, mais ou menos intensivas, escolhidas em função de cada caso, depois de estabelecido o diagnóstico e analisados os resultados da avaliação neuropsicológica. São realizadas sessões que duram entre 30 a 45 minutos, individuais ou de grupo.
 
Por Isabelle Valois (Jornal EM TEMPO)
 
MAIS INFORMAÇÕES:
Gabinete deputada Liza Prado
31-2108-5355/9164-6660

Nenhum comentário:

Postar um comentário