sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Deputada Liza Prado questiona construção de prédio de escola estadual sem acessibilidade

Deputada Liza Prado questiona construção
de prédio de escola estadual sem acessibilidade


Presidenta da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas, a deputada Liza Prado enviou ofício à secretária de Educação de Minas, Ana Lúcia Gazzola, solicitando providências urgentes em relação à realização de obras para garantir a acessibilidade no edifício construído para abrigar a Escola Estadual no Shopping Park, no município de Uberlândia.

Apesar de estar concluído, o prédio não foi inaugurado por não ter recebido o alvará de funcionamento da Prefeitura Municipal de Uberlândia, justamente pelo fato de a obra não garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência. Liza Prado é a autora do Projeto de Lei 4254, que cria o Estatuto Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Seu objetivo é implementar políticas públicas que assegurem a inclusão social, a acessibilidade e as oportunidades no mercado de trabalho às pessoas com deficiência.

A deputada também é autora de dezenas de projetos que visam a melhoria da qualidade de vida desta parcela da população, como o PL 2975, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais, restaurantes e praças de alimentação oferecerem assentos adaptados à população obesa ou com necessidades especiais e o PL 3961, que assegura condições de acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na utilização dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e dá outras providências.

Outros projetos de destaque da deputada referentes às pessoas com deficiência:
PL 2009 - Dispõe sobre a política de fomento à criação e implantação de jardins sensoriais, obras de arte tridimensionais, brinquedos e parques infantis acessíveis em locais de entretenimento e lazer, escolas e espaços públicos no Estado.

PL 1654 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de os terminais rodoviários manterem cadeira de rodas à disposição de pessoas portadoras de deficiência ou circunstancialmente necessitadas do uso desse equipamento.

PL 564 - Dispõe sobre criação de condições para adaptação para pessoas com necessidades especiais no sistema estadual de ensino.

PL 5036 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de se fazerem adaptações nos coletivos intermunicipais visando a facilitar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência física.

PL4956 - Cria comissões de exames especiais itinerantes do DETRAN-MG para pessoas com deficiência.

PL 4896 - Dispõe sobre o apoio a ser oferecido pelo Estado à obtenção de cães guias por pessoas com deficiência visual.
 
PL 4651 - Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de bacias sanitárias em espaços públicos.
 
PL 3498 - Dispõe sobre reserva obrigatória de assento em teatros, cinemas, casas de "shows" e espetáculos em geral, para acompanhante de pessoa com deficiência no estado.
 
PL 3488 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de os veículos de transporte público, no âmbito do estado, pararem fora do ponto para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência física, desde que não haja mudança de itinerário.
PL 3356 - Dispõe sobre a isenção de pedágio para os veículos automotores de pessoas com deficiência física no Estado.
 
PL 3307 - Dispõe sobre a inserção, integração e inclusão social de alunos com deficiências nas escolas.
 
PL 2198 - Institui a política de atenção à saúde dos portadores de deficiência auditiva, usuários de língua brasileira de sinais - libras - no Estado.
 
PL 564 2011 - Dispõe sobre a educação especial no sistema estadual de ensino.

Mais informações:
Gabinete deputada Liza Prado
31-2108-5355/9164-6660

Nenhum comentário:

Postar um comentário