terça-feira, 1 de outubro de 2013

PL que visa estabelecer o “Selo de Qualidade para as Instituições de Saúde do Estado” será debatido amanhã

Será realizado nessa qarta-feira, 02 de outubro, às 9h30, no plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), audiência pública para a discussão do Projeto de Lei nº 3264/2012, de autoria da deputada estadual Liza Prado, que visa estabelecer o “Selo de Qualidade para as Instituições de Saúde do Estado”.
 
De acordo com o PL, o Selo possibilitará aos órgãos da gestão de saúde do Estado o conhecimento da situação dos hospitais, clínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de fiscalização, controle físico e licenciamentos de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sindicatos, associações de classes, entre outros.
 
Outro aspecto importante do Projeto é a participação direta do Conselho Estadual de Saúde (CES), que irá agraciar, anualmente, as instituições de saúde com medalhas de excelência no atendimento. Segundo a parlamentar, no processo de certificação e fiscalização, as visitas têm caráter motivacional e de orientação técnica, visando a aplicação dos recursos disponíveis da melhor forma possível.
 
 
 Institui o selo de qualidade das instituições de saúde do Estado.

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta:

Art. 1º - Fica instituído o selo de qualidade para as unidades de saúde do Estado.

Parágrafo único - A certificação das unidades para obtenção do selo de qualidade de que trata o “caput” deste artigo ficará a cargo da Secretaria Estadual de Saúde, através do Conselho Estadual de Saúde, conforme atribuições contidas no Decreto nº 45.559, de 3 de março de 2011.

Art. 2º - O processo de certificação deverá observar os itens e critérios de pontuação estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Conselho Estadual de Saúde, devendo as unidades de saúde de que trata o “caput” do art. 1º ser classificadas em três categorias: Unidade Básica de Saúde - UBS -, clínica e hospital.

Art. 3º - As instituições serão agraciadas anualmente com medalhas de excelência no atendimento à saúde, conforme regulamento específico elaborado por uma comissão formada por membros da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Reuniões, 19 de junho de 2012.

Liza Prado


Justificação: O projeto de lei ora apresentado visa possibilitar aos órgãos da gestão de saúde do Estado conhecer a situação das unidades de saúde (UBS, clínicas e hospitais) através de fiscalização, controle físico e licenciamentos de órgãos como a Anvisa, sindicatos e associações de classes (enfermagem - médica), entre outros.

Outro aspecto importante é participação direta do Conselho Estadual de Saúde - CES -, cumprindo suas atribuições, conforme prevê o Decreto nº 45.559, de 3/3/2011, e possibilitando a integração com os conselhos municipais e entidades afins.

No processo de certificação e fiscalização, as visitas têm caráter motivacional e de orientação técnica, permitindo assim melhor aplicação dos recursos disponíveis.

Em face do exposto, apresento este projeto de lei para apreciação e aprovação dos meus nobres pares.

- Publicado, vai o projeto às Comissões de Justiça e de Saúde para parecer, nos termos do art. 188, c/c o art. 102, do Regimento Interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário