terça-feira, 23 de setembro de 2014

Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia debate o esporte paralímpico em audiência pública


A criação de uma política estadual de esportes foi um dos temas do proveitoso debate com as maiores autoridades de Minas em esporte paralímpico, nesta terça-feira, dia 23 de setembro, durante a audiência pública da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas. 

Presidenta da Comissão e autora do Projeto de Lei 4254, que cria o “Estatuto Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, a deputada Liza Prado conduziu o debate sobre as grandes questões que envolvem os atletas paralímpicos mineiros, entre elas a dificuldade de recursos para a aquisição de equipamentos e para o treino dos atletas, a falta de acessibilidade para as pessoas com deficiência e a necessidade da implantação de políticas de longo prazo para a inclusão deste universo de pessoas em toda a sociedade. 

Entre os participantes do debate, Kátia Ferraz Ferreira, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Diretor do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG; Sérgio Teixeira da Fonseca, diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais; Cleudmar Amaral de Araújo, PhD em Engenharia Mecânica e coordenador do Laboratório de Projetos Mecânicos da Universidade Federal de Uberlândia; Pedro Américo de Souza Sobrinho, Doutor em Reabilitação e Gerson Carlos de Souza, diretor de Planejamento e Gestão e coordenador técnico da ONG Tênis Para Todos. 

Durante o seu mandato como deputada estadual, Liza Prado atuou efetivamente em defesa da pessoa com deficiência, com dezenas de projetos aprovados para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas e também de inúmeras entidades voltadas para este segmento da sociedade. A deputada percorreu várias cidades mineiras, presidindo audiências públicas para ouvir as necessidades de escolas especiais, APAEs, associações e entidades, a fim de estabelecer um diálogo entre a comissão e a comunidade. 

A partir deste diálogo com as comunidades, Liza Prado conseguiu a aprovação de projetos que possibilitaram a melhoria da infraestrutura de escolas, APAEs e entidades. Por meio de emendas parlamentares, ela conseguiu verbas, contratação de servidores e cumprimento dos direitos das pessoas com necessidades especiais. A parlamentar é defensora da implantação do Estatuto da Pessoa com Deficiência em âmbito estadual, proposta que visa a implementação de políticas públicas que assegurem a inclusão social, a acessibilidade e as oportunidades no mercado de trabalho às pessoas com deficiência.




 

 



 Cleudmar Amaral de Araújo, PhD em Engenharia Mecânica e coordenador do Laboratório de Projetos Mecânicos da Universidade Federal de Uberlândia;






Profº Pedro Américo de Souza Sobrinho, PHD em Reabilitação;  Dep. Liza Prado - CTE-UFMG



Profº Pedro Américo de Souza Sobrinho; Dep. Liza Prado; Cleudmar Amaral de Araújo -coordenador do Laboratório de Projetos Mecânicos da UFU e Sérgio Teixeira da Fonseca, diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais;


Nenhum comentário:

Postar um comentário