terça-feira, 16 de setembro de 2014

Audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas debate o esporte paralímpico


Presidenta da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a deputada estadual Liza Prado (PROS) convida para a audiência pública que será realizada na terça-feira, dia 23, para debater o esporte paralímpico no Estado. No dia 21 de setembro, domingo, comemora-se o Dia Nacional e Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data para que a sociedade reflita sobre a necessidade de novos caminhos para a inclusão social.

A primeira competição para atletas com deficiência aconteceu em Stoke Mandeville, em 29 de julho de 1948, data exata da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Os primeiros Jogos Paralímpicos ocorreram em Roma, em 1960. A luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência teve seu marco no ano de 1975, com a Declaração dos Direitos da Pessoa Deficiente pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Durante o seu mandato como deputada estadual, Liza Prado atuou efetivamente em defesa da pessoa com deficiência, com dezenas de projetos aprovados para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas e também de inúmeras entidades voltadas para este segmento da sociedade. A deputada percorreu várias cidades mineiras, presidindo audiências públicas para ouvir as necessidades de escolas especiais, APAEs, associações e entidades, a fim de estabelecer um diálogo entre a comissão e a comunidade. 

A partir deste diálogo com as comunidades, Liza Prado conseguiu a aprovação de projetos que possibilitaram a melhoria da infraestrutura de escolas, APAEs e entidades. Por meio de emendas parlamentares, ela conseguiu verbas, contratação de servidores e cumprimento dos direitos das pessoas com necessidades especiais. A parlamentar é defensora da implantação do Estatuto da Pessoa com Deficiência em âmbito estadual, proposta que visa a implementação de políticas públicas que assegurem a inclusão social, a acessibilidade e as oportunidades no mercado de trabalho às pessoas com deficiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário