quarta-feira, 26 de março de 2014

Triângulo Mineiro é a 6ª Região produtora de Queijo Minas Artesanal

A deputada estadual Liza Prado conseguiu incluir o Triângulo Mineiro no Programa Queijo Minas Artesanal e hoje comemora o reconhecimento da 6ª Região Produtora de Queijo Minas Artesanal do Estado


Agora o queijo produzido no Triângulo Mineiro é reconhecido oficialmente como Queijo Minas Artesanal, sendo permitida a sua comercialização. A novidade foi anunciada pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Silva, na tarde dessa terça-feira, 25, durante a Feira de Agronegócios do Estado de Minas Gerais (Femec). 

A deputada estadual Liza Prado recebeu solicitação da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia para defender o reconhecimento do Triângulo Mineiro como 6ª Região Produtora de Queijo Minas Artesanal. Liza apresentou o Projeto 4489/2013, o requerimento 5476/2013 e realizou reuniões com a Seapa solicitando que a região fosse reconhecida como produtora de queijo Minas artesanal e incluída no programa estadual, executado pela Emater-MG, que garante segurança alimentar por meio do controle sanitário no processo de produção do queijo. 

Os estudos da Emater-MG comprovaram a tradição histórica e cultural do local na produção do alimento e o IMA publicou portaria 1.397/2014, identificando os municípios de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia como a 6ª Região Produtora de Queijo Minas Artesanal. 

A parlamentar agradece ao IMA, Emater-MG, e todos os técnicos envolvidos pela realização de um projeto de tamanha importância. A certificação cria mais uma alternativa de trabalho para os pequenos produtores de leite da agricultura familiar da região do Triângulo Mineiro, gerando emprego, melhoria de renda e qualidade de vida. 

Fotos: Daniel Nunes/Secom/PMU









Nenhum comentário:

Postar um comentário