quinta-feira, 20 de março de 2014

Minas agora tem Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde


Atendendo ao requerimento da deputada Liza Prado e outros 14 deputados ao plenário é criada a Frente Parlamentar de Práticas Integrativas em Saúde (Acupuntura, Fitoterapia, Homeopatia e afins) na ALMG, é uma grande conquista em prol da saúde individual e coletiva. A frente parlamentar tem como objetivo promover as Práticas Integrativas em Saúde e o aprimoramento das legislações federais relacionadas ao tema.

A deputada estadual Liza Prado comemora junto à sociedade de “ medicina alternativa” , pois acredita que essa prática é algo mais que vital para o atendimento às famílias e à população ávida por alternativas no atendimento, nas terapias populares e até contando com as biblioterapias.

Para Marco Aurélio Cozzi, delegado do Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas de Minas Gerais, é uma conquista inédita, no SUS já foram aprovadas 15 terapias “alternativas” são alternativas com menores custos ecológicos e financeiros, tanto pelo uso da vitalista Acupuntura como da Homeopatia, verdadeiras alquimias das medicinas “alternativas”, ecologicamente corretas, populares, etc.

Ocorreu na ALMG uma audiência pública com o tema “Medicinas Alternativas” na Atualidade e Consumidores afins às Práticas Integrativas e Complementares de Saúde. Em pauta, temas como :redução dos gastos com saúde-doença e baixo custo técnico-escolar-profissional, além de abertura do mercado afim aos cursos da área, concursos, convênios, postos de saúde, corporações civis e militares, desportistas, assistência em maternidades, hospitais, emergências, por profissionais de saúde não convencionais que dominam, por formação, essas medicinas “alternativas” como: os médicos sino-orientais (chineses, indianos/ayurvedas, coreanos, japoneses ensinando e prescrevendo em todo o país), seus discípulos, acupunturistas, terapeutas naturistas afins.

Atualmente, o país a fim de provocar um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS recebe mais de três mil médicos cubanos, esses médicos buscam amenizar a subsistência dos pacientes cercados pelo caos que chegou o sistema de saúde ultra especializado,caríssimo e lesivo ao consumidor de saúde.

2 comentários:

  1. Bom dia, sou um dos responsáveis pela divulgação da Frente Holística (Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde)

    Nosso objetivo é aumentar a divulgação da Frente, projetos e iniciativas afins com o universo holístico, das práticas integrativas e seus profissionais e terapeutas. Inclusive já mencionamos esta notícia lá.

    Envio o site da Frente Holística, lançado recentemente, para divulgação:

    http://frenteholistica.wordpress.com/

    O site busca apresentar os objetivos e propostas da Frente Holística e permitir a adesão de pessoas e entidades à Frente. Também a divulgação de notícias e iniciativas afins.

    Estamos no início, mas a ideia é construir de forma colaborativa um canal de divulgação de informações, textos, projetos de lei, agenda de eventos e demais temas que a comunidade interessada nos objetivos da frente possa sugerir.

    Para qualquer dúvida ou sugestão, basta entrar em contato. Obrigado!

    ResponderExcluir