sexta-feira, 17 de maio de 2013

Inclusão da Pessoa com Deficiência será tema de Audiência Pública em Varginha



A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer ir a Varginha (Sul de Minas) para conhecer os problemas das pessoas com deficiência na região e medidas que estão sendo tomadas em defesa desse segmento da população. A solicitação, aprovada na reunião desta quinta-feira (16/5/13), é de autoria da deputada Liza Prado (PSB). Na oportunidade, foi aprovado, ainda, requerimento, também da parlamentar, para debater assuntos como inserção no mercado de trabalho, rede de cuidados e proteção ao idoso.
A representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Kátia Ferraz, destacou que, também na próxima segunda-feira (20), a entidade realiza um debate com o objetivo de buscar ações que fomentem leis que garantam espaço no mercado de trabalho para os deficientes.
Assunto também tratado na reunião foi levantado pelo professor da PUC Minas, Camilo Machado, que falou sobre audiência pública que a Assembleia irá promover, no dia 29 de maio, para tratar dos resultados do último Congresso Nacional do Idoso.
Outra atividade em pauta na comissão foi destacada pelo deputado Glaycon Franco (PRTB). Em sua fala, ele convidou os presentes para a audiência pública que acontece no dia 23 de maio, para debater a rede de cuidados da pessoa com deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao final da reunião, o assessor parlamentar da Câmara Municipal de Betim, Rodrigo Bravim, e a representante da Comissão Regional do Transporte, Sirlene Alves, pediram aos deputados e vereadores que apoiem os proprietários de táxis na adaptação dos carros para prestar um serviço de qualidade às pessoas com deficiência. Isenção de impostos e mudanças na legislação foram sugeridas como forma de motivar a renovação da frota.
Mobilidade urbana – O presidente da Comissão dos Direitos dos Portadores de Deficiência da Câmara Municipal de Betim, vereador Joaquim Bracinho, defendeu a importância de ações que adaptem as cidades à mobilidade dos deficientes. Para tanto, convidou os deputados para uma audiência que acontece na prefeitura municipal, na próxima segunda-feira (20), sobre o problema.
Neste sentido, a deputada Liza Prado lembrou que a Assembleia terá uma programação especial sobre o tema Mobilidade Urbana ao longo deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário