sexta-feira, 24 de maio de 2013

Adiada votação da Comissão da Verdade


Lamentavelmente foi adiada ontem (23/05) a votação em Plenário da proposta para criação da Comissão da Verdade em Minas Gerais, em razão de um impasse entre a base governista e a oposição na votação de dois projetos de lei referentes à Copa das Confederações e a tomada de empréstimos pelo Governo Estadual para a realização da Copa do Mundo. O impasse prejudicou a apreciação das demais matérias no Plenário, dentre as quais o Projeto de Lei da Deputada Liza Prado para a criação da Comissão da Verdade.

O Projeto de Lei (PL) 3.296/12, de autoria da Deputada Liza Prado, foi aprovado na semana passada pela Comissão de Direitos Humanos e continua sendo prioridade para o Legislativo. Durante a votação no colegiado, ficou definido que a comissão terá sete membros e terá prazo de dois anos para conclusão das apurações. Ficou acordado que, para unificar a nomenclatura das comissões já instaladas em outros 17 estados, ela será chamada de Comissão da Verdade em Minas (Covemg) e não conterá o nome do sociólogo mineiro Hebert de Souza, ativista dos direitos humanos, conforme sugerido pela deputada Liza Prado.

A deputada Liza Prado explicou que o trabalho a ser desenvolvido em Minas vai subsidiar a Comissão da Verdade nacional, ouvindo pessoas que sofreram e até mesmo as que praticaram tortura durante o regime militar, além de recolher documentos importantes para esclarecer episódios ocorridos naquele período de exceção. “É preciso que a sociedade civil perceba a importância de termos um governo democrático, pois um regime autoritário é capaz de muitas atrocidades”, lembrou Liza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário