sexta-feira, 10 de maio de 2013

Comissão do Crack vai entregar relatório final ao governador


Deputados aprovaram também visita técnica a comunidade terapêutica no Piauí e a realização de duas audiências públicas. Liza Prado é efetiva da Comissão e fará no dia 17 de junho na Câmara Municipal de Varginha apresentação do relatório final da Comissão no enfrentamento ao Crack.

 

A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai agendar uma visita técnica com o governador Antonio Anastasia e o secretário de Estado de Esporte e Juventude, Eros Biondini, para entrega do relatório final da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack (temporária), que deu origem à comissão permanente. O relatório foi concluído no final do ano passado, após dez meses de funcionamento da comissão.

A decisão atendeu a requerimento do presidente da comissão, deputado Vanderlei Miranda (PMDB), durante reunião na tarde desta quinta-feira (9/5/13). Na ocasião, os deputados aprovaram ainda outro requerimento do presidente, propondo a realização de visita técnica à Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, em Teresina, Piauí. Foram aprovados também outros dois requerimentos para realização de audiências públicas. 

O primeiro, assinado pelo deputado Tadeu Martins Leite (PMDB), propõe discutir o enfrentamento do crack e outras drogas em Pirapora (Norte de Minas) e região. O segundo, da deputada Liza Prado (PSB), propõe debater o programa Aliança pela Vida, do Governo do Estado, com a participação de outros órgãos e instituições, como a Associação Mineira de Municípios e a Subsecretaria de Políticas Antidrogas.

Reunião em Divinópolis – Durante a reunião da comissão, a deputada Maria Tereza Lara (PT) lembrou a realização de audiência pública no próximo dia 5 de junho, em Divinópolis (Centro-Oeste de Minas), destinada a discutir o combate às drogas na região. Ela parabenizou a comissão pela iniciativa e defendeu o incentivo à educação, à cultura e ao lazer, para os jovens, bem como a promoção de valores como a espiritualidade, independentemente de religião, como caminhos para prevenção contra as drogas.

O deputado Marques Abreu (PTB), que é também presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, lamentou o episódio envolvendo o jogador Michel, do Fluminense, com o consumo de cocaína, mas elogiou a atitude do clube e dos demais jogadores do time que optaram por acolher o jogador, ao invés de excluí-lo. O parlamentar disse acreditar que, com o apoio dos colegas e do clube, Michel, flagrado no exame antidoping, poderá se recuperar. Ele recordou o histórico de vida do jogador do Fluminense, mineiro de São Francisco de Sales, servente de pedreiro até os 18 anos, afirmando que, muitas vezes, as facilidades proporcionadas ao atleta pelo dinheiro e pela fama empurram o jovem para o vício. Por isso, defendeu os valores familiares e espirituais como base e suporte nessa transição.

Cartilha, ciclo de debates e marcha contra as drogas

 

O presidente da comissão, deputado Vanderlei Miranda, elogiou o lançamento de cartilha, na quarta-feira (8/5/13), pelo Ministério Público do Estado, destinada a incentivar a criação de Conselhos Municipais Antidrogas, “mais um instrumento à disposição da sociedade para reduzir os danos causados pelo flagelo das drogas”. O parlamentar convidou todos a participarem da 2ª Marcha Contra o Crack e Outras Drogas, promovida pela ALMG, que será realizada no próximo dia 22 de junho, seguida de um Ciclo de Debates, nos dias 24 e 25, no Plenário da Assembleia, com o tema “Um Novo Olhar sobre a Dependência Química”.

A concentração da marcha, que tem o apoio de diversas outras entidades, será em frente ao Colégio Estadual Central, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, seguindo com destino à sede do Parlamento mineiro. Vanderlei Miranda sugeriu, ainda, que a população de outros municípios mineiros cobre de seus deputados regionais a realização de eventos semelhantes em suas cidades e lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra, no dia 26 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Uso de Drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário