domingo, 4 de janeiro de 2015

Liza Prado: um mandato voltado à causa das pessoas com deficiência


O Projeto de Lei nº 4.254/2013, de autoria da deputada Liza Prado, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência em Minas Gerais, foi um dos principais temas debatidos durante as inúmeras Audiências Públicas realizadas pela Comissão de Defesa  dos Direitos das Pessoas com Deficiência, presidida pela parlamentar, no ano que passou.
Os encontros mobilizaram as comunidades de vários municípios mineiros, como Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Araguari, Brumadinho, Ituiutaba e Vespasiano. As reuniões trouxeram ao debate a acessibilidade no transporte público municipal e intermunicipal, a isenção de ICMS nas saídas de veículos destinados a pessoas com deficiência, a criação de Conselhos municipais, entre diversos outros temas.
Importante destacar, ainda, as visitas e audiências públicas realizadas para verificar a infraestrutura das Apaes e debater o financiamento e as condições de funcionamento dessas entidades.


Leis, Projetos e Requerimentos da deputada aprovados na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência:
Leis:
PL nº 4.254/2013 - Institui o ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM MINAS GERAIS.
PL 4127 º - Dispõe sobre a política estadual dos direitos da pessoa portadora de deficiência e cria o CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Lei nº 21.121/2014 - Assegura à pessoa com deficiência e à pessoa idosa gratuidade no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros no Estado.
Lei nº 21.157/2014 - Dispõe sobre a descentralização das comissões de exames especiais do Detran-MG para municípios do interior do Estado para assegurar o acesso de pessoas com deficiência.
Projetos de Lei
PL nº 1.875 - Dispõe sobre a divulgação de informações, pelos estabelecimentos de comercialização de passagens aéreas localizados no Estado, sobre o direito do acompanhante de pessoa com deficiência de adquirir passagens com tarifa especial.
PL nº 3.923 - Proíbe a cobrança de valores adicionais de matrícula ou mensalidade de estudantes com deficiência.
PL nº 4.344 - Dispõe sobre a adequação dos caixas de autoatendimento bancário para sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
PL nº2975 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais, restaurantes e praças de alimentação oferecerem assentos adaptados à população obesa ou com necessidades especiais.
PL nº 3961 - Assegura condições de acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na utilização dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.
PL nº 2009 - Dispõe sobre a política de fomento à criação e implantação de jardins sensoriais, obras de arte tridimensionais, brinquedos e parques infantis acessíveis em locais de entretenimento e lazer, escolas e espaços públicos no Estado.
PL nº 1654 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de os terminais rodoviários manterem cadeiras de rodas à disposição de pessoas portadoras de deficiência ou circunstancialmente necessitadas do uso desse equipamento.
PL nº 5036 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de se fazerem adaptações nos coletivos intermunicipais visando a facilitar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência física.
PL nº 4956 - Cria comissões de exames especiais itinerantes do DETRAN-MG para pessoas com deficiência.
PL nº 4896 - Dispõe sobre o apoio a ser oferecido pelo Estado à obtenção de cães guias por pessoas com deficiência visual.
PL nº 3.498/2012 - Dispõe sobre reserva obrigatória de assento em teatros, cinemas, casas de "shows" e espetáculos em geral, para acompanhante de pessoa com deficiência no Estado.
PL nº 3488 - Dispõe sobre a obrigatoriedade de os veículos de transporte público, no âmbito do estado, pararem fora do ponto para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência física, desde que não haja mudança de itinerário.
PL nº 3356 - Dispõe sobre a isenção de pedágio para os veículos automotores de pessoas com deficiência física no Estado.
PL nº 3307 - Dispõe sobre a inserção, integração e inclusão social de alunos com deficiências nas escolas.
PL nº 2198 - Institui a política de atenção à saúde dos portadores de deficiência auditiva, usuários de língua brasileira de sinais - libras - no Estado.
PL nº 564/2011 - Dispõe sobre a educação especial no sistema estadual de ensino.
Requerimentos
Requerimento 6753/2013
Requer seja encaminhado ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Social pedido de providências para que se estabeleça, no âmbito do Estado, um cronograma de capacitação aos professores da rede pública com o objetivo de ampliar o atendimento a crianças, jovens e adolescentes com deficiência, de forma a assegurar maior acesso à formação integral e inclusão social.
Requerimento 6751/2013
Requer seja encaminhado ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Social pedido de providências para a criação de políticas de incentivo e apoio logístico, jurídico e social às Associações de Pessoas com Deficiência, fortalecendo-as como Centros de Convivência e Apoio à Família, para que se transformem em lugares de encontro, informação e esclarecimento com apoio jurídico, social e psicológico.
Requerimento 6752/2013
Requer seja encaminhado ao Secretário de Estado de Desenvolvimento Social pedido de informações sobre as políticas que estão sendo tomadas no âmbito do Estado para o incentivo ao transporte público adaptado às pessoas com deficiência, nos municípios de Minas Gerais.
Requerimento 6755/2013
Requer seja encaminhado ao Secretário de Estado de Desenvolvimentos Social pedido de informações sobre as políticas estaduais de incentivo e de criação, nos municípios, de núcleos de intérpretes de libras para deficientes auditivos e acompanhantes para deficientes visuais, bem como sobre os investimentos na formação básica em libras para os profissionais do serviço público.
Requerimento 6766/2013
Requer seja realizada visita da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência nos pontos de ônibus da Capital, com a finalidade de verificar o atendimento das condições de acessibilidade às pessoas com deficiência pelas empresas concessionárias de transporte público municipal.
Requerimento 9009/2014
Requer seja encaminhado à Secretaria de Educação pedido de providências para que sejam ofertados cursos de capacitação aos professores que atuam nas Apaes.
Requerimento 8923/2014
Requer seja encaminhado à Fapemig pedido de providências para a elaboração de edital para a liberação de recursos para pesquisas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias assistidas e equipamentos na área do esporte para a pessoa com deficiência.
Requerimento 8922/2014
Requer seja encaminhado à Secretaria de Turismo pedido de providências para a aquisição de equipamentos específicos para o treinamento de atletas com deficiência para o centro de treinamento esportivo da UFMG.
Requerimento 8921/2014
Requer seja encaminhado à Universidade Federal de Uberlândia - UFU - pedido de providências para a disponibilização de recursos e o apoio à ampliação do Núcleo de Habilitação e Reabilitação em esportes paralímpicos.
Requerimento 7877 2014
Requer seja encaminhado ao governador do estado pedido de providências com vistas à isenção do ICMS para equipamentos de adaptação de automóveis para pessoas portadoras de deficiência, condutoras ou não.
Requerimento 7873 2014
Requer seja encaminhado à bhtrans pedido de providências para que seja garantida a acessibilidade em todas as linhas de ônibus do município.
Requerimento 7393 2014
Requer seja encaminhado à Presidência do Senado pedido de providências para que seja colocado em pauta o Projeto de Lei 250/2005, de autoria do senador Paulo Paim, que estabelece requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos portadores de deficiência.
Requerimento 7090 2014

Requer seja encaminhado ao secretário de desenvolvimento social pedido de informações sobre a existência no estado de políticas públicas e programas de acesso a cães-guias para pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário