quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Projeto Verde transforma Escola Estadual Professor José Ignácio de Souza


Nos fundos da Escola Estadual Professor José Ignácio de Souza, com uma área de 7 mil m², nasceu o Projeto Verde. A iniciativa da professora Regina Crosara em cuidar do jardim da escola, que fica no bairro Brasil, setor central, foi acolhida por alunos e, hoje, cinco anos depois de iniciada, o colégio conta com coleta seletiva e destinação correta de resíduos, compostagem e produção de adubo.

Os estudantes participam do projeto sem querer nada em troca, nem mesmo nota. Segundo Regina Crosara, o projeto não faz parte da grade curricular. “Só participam as pessoas que se importam com a situação. Hoje, além dos alunos, temos funcionários e professores”. A motivação é tão grande que o ex-aluno da escola Thiago Mendes ainda realiza as atividades.

Após a conclusão do ensino médio, Thiago Mendes foi obrigado a se distanciar das tarefas, mas escolheu trabalhar nessa área e acabou se reaproximando. “Fiquei diretamente envolvido entre 2011 e 2012, quando ainda fazia o ensino médio e, depois, o curso técnico em Meio Ambiente, em que atuei no projeto.”

A contribuição do ex-aluno foi fundamental para a ampliação das atividades, já que, durante o período de estágio, o professor orientador, Mauro das Graças, assessorou o grupo na realização de um diagnóstico para implantação da coleta seletiva.

A partir daí, com os resíduos orgânicos produzidos na cantina e pelos alunos, é desenvolvido adubo para horta e jardim no composteiro. “Destinamos corretamente os recicláveis, como papéis e lâmpadas fluorescentes, e aproveitamos embalagens para fazer cestas de lixo”, disse Amanda Souza Marques, aluna do 8° ano do Fundamental 2.

Ela destacou que leva o aprendizado que tem no projeto para a vida. Uma das ações é a orientação dos vizinhos da rua onde mora, no bairro Brasil, sobre a separação correta dos resíduos.

Projeto ganha 1° lugar no Prêmio Excelência em Gestão

Pelo esforço de alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Professor José Ignácio de Souza, um relato escrito pela coordenadora do Projeto Verde, Regina Crosara, sobre ações desenvolvidas desde 2009 recebeu primeiro lugar na 8ª edição do Prêmio Excelência em Gestão do Governo de Minas, em 2013. Intitulado “Menores Ciclos de Vida dos Resíduos Sólidos no Espaço Escolar: da Ação à Educação”, o relato concorreu na categoria Experiências e iniciativas de sucesso realizadas sem auxílio técnico/financeiro.

Além da colocação, a professora ganhou o incentivo de R$ 8 mil para dar continuidade ao trabalho. Segundo Regina Crosara, a dedicação não se dá apenas no âmbito acadêmico, mas demanda investimentos pessoais, já que o projeto não conta com incentivo financeiro.

O aluno do 2° ano do ensino médio Layson Felipe Sales e Silva reafirmou a dificuldade orçamentária pela qual passa a iniciativa, mas ressalta que a motivação supera qualquer desafio. “Além de vermos a escola mais bonita, somos transformados no processo. Eu, que sou muito ansioso, estou aprendendo a me concentrar quando cuido do jardim.” 

Serviço

Interessados em contribuir com a realização do Projeto Verde com mão de obra e doações devem entrar em contato com Regina Crosara, coordenadora da iniciativa. Informações: 8822-2501.




Fonte: Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário