terça-feira, 5 de agosto de 2014

5 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DA SAÚDE


Atualmente, 5% das mortes em nosso país são decorrentes de doenças infecciosas, mas, em 1930, esse número chegava a 50%, e essa proporção deveria ser ainda maior no século 19, antes de Osvaldo Cruz. No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, em homenagem ao dia do nascimento desse grande médico, cientista, epidemiologista, sanitarista, gestor público brasileiro.

Oswaldo Cruz é um dos maiores pilares da história da saúde no Brasil. Foi uma das mais fortes lideranças no avanço da política sanitária, impulsionando definitivamente o progresso do país. É, indiscutivelmente, um herói nacional. Morreu em 1917, aos 44 anos.

O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei Nº 5.352, de 1967.
Oswaldo Cruz ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos e, quatro anos depois, se especializou em Bacteriologia no Instituto Pasteur de Paris. Ao voltar da Europa, engajou-se na luta contra a peste bubônica, que assolava o Porto de Santos. Em 1903, o médico foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Durante o tempo em que ocupou este cargo (1903-1907), Oswaldo Cruz combateu rigorosamente a febre amarela, a peste bubônica, e a varíola.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário