terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Idosos corredores "rejuvenescem" energia e têm melhor coordenação

Idosos corredores "rejuvenescem"
energia e têm melhor coordenação


 
Fonte: Globo.com - G1  - Eu Atleta - Saúde - Por Raquel Castanharo - São Paulo Atualizado em 06/12/2014 11h21
 
Corrida melhora coordenação (Foto: Getty Images)
 
Estudo mostra que pessoas mais velhas adeptas ao esporte podem se equivaler a jovens sedentários em relação ao rendimento dos movimentos
 

 As mudanças do corpo com o envelhecimento também vêm acompanhadas de alterações em seu padrão de movimento. Os passos ficam mais curtos, a coluna mais curvada, e a eficiência da caminhada diminui, ou seja, a pessoa gasta mais energia para andar do que alguém mais jovem. Porém, pesquisadores da Universidade do Colorado, nos EUA, descobriram que alguns idosos andam da mesma forma que jovens, com o mesmo gasto de energia. A peculiaridade desses idosos com melhor eficiência de energia é que eles são corredores.
 
A pesquisa avaliou trinta pessoas com em média 70 anos. Quinze delas faziam caminhadas de pelo menos meia hora 3 vezes por semana e as outras quinze corriam pelo menos 30 minutos também 3 vezes por semana. Os resultados mostraram que os corredores gastavam menos energia para andar (sendo a mesma quantidade de energia que um jovem sedentário gasta), davam passos de comprimento maior e tinham melhor coordenação nos movimentos.
 
A corrida melhorou a capacidade dos idosos ou eles só corriam porque já tinham mais capacidade em relação ao outro grupo? Esse tipo de estudo não permite responder a essa pergunta, mas é nítida a melhora da qualidade de vida de uma pessoa que pratica corrida. E aparentemente nunca é tarde demais, pois a maioria dos participantes desta pesquisa começou a correr somente por volta dos 60 anos.
 
Cada vez mais a ciência vem mostrando que atividades físicas um pouco mais intensas podem “rejuvenecer”, aumentar a espectativa de vida e trazer mais saúde ao dia a dia. Respeitando os limites e condicionamento do corpo, a corrida se mostra bem-vinda em qualquer idade.
 
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário