quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Uberlândia e região estão livres da “Sigatoka-Negra”

Após quase um ano impossibilitados de comercializar bananas produzidas em Uberlândia devido a falta de um certificado que constatasse a ausência da “Sigatoka-Negra”, os pequenos produtores já podem trabalhar aliviados. A região agora é considerada de livre comércio. De acordo com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, não há mais problemas para comercialização da fruta.

O livre comércio é resultado de um esforço conjunto. Em agosto desse ano, a deputada estadual Liza Prado, atendendo ao pedido dos produtores rurais do Triângulo Mineiro, enviou um requerimento à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) solicitando a realização de estudos sobre a ocorrência da Sigatoka-Negra na região de Uberlândia, assim como urgência nas medidas voltadas para erradicação da doença. 

A solicitação da parlamentar foi atendida e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou os levantamentos fitossanitários em 22 municípios pertencentes às Coordenadorias Regionais de Uberlândia, Uberaba, Patrocínio e Patos de Minas. A pesquisa foi enviada para a análise e conclusão do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

A Sigatoka-Negra é uma doença que provoca a rápida destruição da área foliar, reduzindo-se a capacidade fotossintética da planta e, consequentemente, a sua capacidade produtiva. Essa é a mais grave e temida doença da bananeira no mundo, implicando em aumento significativo de perdas, que podem chegar a 100% da produção onde o controle não é realizado.

A decisão é um alívio para os quase 120 pequenos produtores de banana que, todos os dias, estão na lida no campo e na Central de Abastecimento (Ceasa) no intuito de movimentar o mercado. A região é forte na produção das espécies de bananas da terra, nanica, nanicão, prata, prata anã e marmelo. Por mês, entra e sai da Ceasa em torno de 670 mil caixas da fruta. Desse montante, cerca de 10% é direcionado para o estado de Goiás. Com a suspensão das vendas, os pequenos produtores estavam tendo um prejuízo considerável.


Deputada Liza Prado em reunião com o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário