sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Deputada quer Outubro Rosa no calendário oficial do Estado

A deputada Liza Prado apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei 4663/2013, que visa instituir a campanha Outubro Rosa no Estado. Com a aprovação da proposição, o combate ao câncer de mama se tornaria também uma luta do Poder Legislativo Mineiro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) terá que destinar recursos e desenvolver ações com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção da doença, garantindo todo o tratamento necessário junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

O movimento popular conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. A ação começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação, em rosa, do Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa. Em outubro de 2009 se multiplicam as ações relativas ao movimento em todas as partes do país. Entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se uniram para expandir a campanha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário