quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Liza Prado luta para a certificação de Uberlândia e região do Triângulo Mineiro como área Livre da doença Sigatoka Negra.


Os produtores rurais do Triângulo Mineiro, para aumentar a comercialização e valorização de sua produção de banana, um dos pontos fortes de abastecimento do Ceasa, buscam a certificação de área livre da doença Sigatoka Negra; que é necessária para o transporte de bananas ser feito abertamente de acordo com a Instrução Normativa 17 do Ministério da Agricultura de 31 de maio de 2013.

A Sigatoka Negra é causada por um fungo e ataca as bananeiras, podendo afetar em até 100% da sua produção se não for realizado o controle. Registra-se, que desde que a pesquisa em Uberlândia começou há oito anos, não foi encontrada ocorrência da Sigatoka Negra nas lavouras da cidade.

Assim, atendendo ao pleito dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro, para certificar-se da eficácia e rapidez da pesquisa, a deputada estadual Liza Prado solicitou à Secretaria de Agricultura, Pecuária e abastecimento que fosse realizado um estudo sobre a ocorrência da Sigatoka Negra na região de Uberlândia para obter a certificação de área livre da doença, facilitando a comercialização da banana aos produtores rurais da região de Uberlândia.

O Instituto Mineiro de Agropecuária, em resposta ao requerimento nº 4636/2013 da Deputada, informou em julho deste ano que foram tomadas as providências e encaminhou o livro de registro e processo aprovados pela Superintendência Federal da Agricultura - SFA/MG para Brasília, que aguarda somente a publicar a liberação da área.

Juntos, esperamos mais esta conquista para os produtores rurais da região de Uberlândia, com a certificação da área livre da doença Sigatoka Negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário