segunda-feira, 5 de agosto de 2013

5 Municípios recebem ambulância por indicação da Deputada Liza Prado















Em solenidade realizada na manhã de hoje na Cidade Administrativa, foram entregues ambulâncias para 410 municípios mineiros, dentre eles, 5 indicados pela Deputada Liza Prado: Campina Verde, Frutal, Ibiá, Pains e Santa Vitória.


As ambulâncias são para garantir o deslocamento dos pacientes para realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio de forma humanizada e eficiente. O Governo de Minas investiu R$ 21,73 milhões para a aquisição das ambulâncias, equipadas com maca fixa de alumínio e cilindro de oxigênio de cinco litros.


O governador Antonio Anastasia ressaltou que a entrega dos novos veículos de saúde atende às reivindicações dos prefeitos mineiros. Ele lembrou que o sistema de transporte em saúde oferece conforto e segurança às pessoas, além de permitir que o paciente faça o seu tratamento de maneira adequada. A entrega das ambulâncias, segundo o governador, faz parte de um planejamento maior para garantir robustez ao sistema hospitalar mineiro.

Mesmo com o Pro-Hosp melhorando, com a construção de hospitais, ainda precisamos deslocar doentes. Por isso, as ambulâncias são tão importantes e há uma grande solicitação e reivindicação dos prefeitos municipais para novos veículos de saúde. Ambulância é um veículo que roda muito e, assim, ele tem que ser substituído com certa brevidade. É claro que cada vez mais o investimento na saúde se consolida”, afirmou o governador.

Em oito anos de implantação e de gerenciamento pela Secretaria de Estado de Saúde, o Sets vem demonstrando grandes resultados. O número de pessoas que utilizam este serviço vem crescendo anualmente. Em 2012, houve um aumento de 27% em relação a 2011, com o transporte de cerca de 2,3 milhões de pessoas. Além disso, houve redução de até 75,9% nos custos das prefeituras, segundo pesquisa econômico-financeira realizada em 2009 com mais de 160 municípios. Pesquisa de satisfação do usuário realizada em outubro de 2011 mostra que 95,8% dos usuários estão satisfeitos com o serviço.

Funcionamento

Por meio de um sistema via web, liberado a todos os municípios contemplados com o módulo eletivo do Sets, são realizados os agendamentos dos pacientes, aos destinos previamente pactuados entre os gestores de saúde dos municípios. Após o agendamento, o sistema emite o bilhete de passagem, informando a placa do veículo em que será feito o trajeto, o horário e o número do assento do passageiro.

Este sistema é utilizado também pela coordenação estadual e pelo consórcio gerente do serviço na região para acompanhar o desempenho do serviço. O sistema de agendamento também auxilia na organização do serviço no consórcio, uma vez que, antes mesmo da chegada do veículo a sua clínica, o estabelecimento saberá a quantidade de pacientes que foram destinados e de qual localidade eles são.
De maneira simples e rápida, também garante informações sobre o número de pessoas transportadas (pacientes e acompanhantes), localidade de origem e destino, faixa etária e quantidade de faltas que há no sistema.

Os veículos do Sets contam com rastreamento via GPRS, sendo monitorados 24 horas do dia. Assim, é possível acompanhar a localização, a velocidade do tráfego, a duração da viagem e a quilometragem total percorrida.

Um comentário:

  1. Agradeço a Deputada Liza Prado pelo carinho e a atenção que vem dedicando nos assuntos do Município de Pains.

    ResponderExcluir