terça-feira, 20 de agosto de 2013

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM PATROCÍNIO E PATOS DE MINAS DISCUTEM CRIAÇÃO DA RMTMAP


O projeto de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, de autoria da Deputada Estadual Liza Prado, foi pauta de audiências públicas nas Câmaras Municipais de Patrocínio e Patos de Minas nesta segunda feira (19/08). Os encontros serviram para discutir o desenvolvimento e os ganhos, tanto municipais quanto para a Região em decorrência da proposição. As audiências permitem ter uma visão mais uniforme quanto aos avanços e soluções para problemas ligados, principalmente, a transporte público, saneamento básico, saúde pública e educação. Outro aspecto importante é uma maior facilidade de acesso a recursos públicos aos municípios integrantes.
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 32/12, da deputada Liza Prado, que cria a Região Metropolitana, compreende 66 municípios que, de alguma forma, possuem ligações sociais ou econômicas. Essas audiências também serão necessárias para subsidiar os estudos técnicos necessários para a aprovação da Lei. Neste sentido, serão avaliados itens específicos tais como densidade populacional, crescimento demográfico e perspectivas de desenvolvimento global, entre outros.
Dentre os benefícios que mais impactam a vida do cidadão, estão o fim da cobrança de ligação interurbana, tarifando apenas a chamada local; o aumento do teto de financiamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, de R$80 mil para R$130 mil; e custos reduzidos no transporte intermunicipal dentro da Região, além de obter soluções conjuntas no que compete à problemas de saúde e educação.
A Deputada Liza Prado contou com apoio de eleitores, vereadores e lideranças de Patrocínio e Patos de Minas, além de presenças marcantes como a do Prefeito de Uberaba, Paulo Piau; e do deputado federal Weliton Prato. O prefeito de Patos de Minas Pedro Lucas Rodrigues (PSD), concordou com a posição da Deputada Liza Prado e disse ser favorável a inclusão do alto Paranaíba no projeto. "Não visualizo uma desvalorização, principalmente porque a região metropolitana passa a ter as duas denominações, vejo um fortalecimento", sintetizou.

Veja algumas notícias que repercutiram na mídia: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário