quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Liza Prado participa da instalação do Fórum Regional Metropolitano, em Contagem, que reuniu mais de duas mil pessoas


 A presidenta da Utramig, Liza Prado, foi uma das autoridades presentes no Fórum

Mais de duas mil pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira (3/9), em Contagem, da instalação do Fórum Regional de Governo – Território Metropolitano, que tem como principal objetivo oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, destacou em seu discurso a importância do programa para definir as prioridades de cada região, evitando o desperdício de tempo e de recursos.
“De fato, tem gente que não acredita nesse modelo, nesse sistema, nessa organização, na participação do povo, no diálogo, na possibilidade de você construir um governo eficiente, ouvindo as pessoas. Nós fomos governados por 12 anos em Minas Gerais por gente que não acreditava nisso”, afirmou o governador, ressaltando que a definição de prioridades é a melhor maneira de se governar de forma eficiente, principalmente com a dificuldade financeira da nova gestão, que encontrou um déficit de R$ 7,2 bilhões no orçamento para este ano.
“São reivindicações localizadas, às vezes coisas pequenas, mas que não foram resolvidas. Ficam paradas por anos porque o Governo não sentava para conversar com quem vive os problemas, sejam os prefeitos, a sociedade organizada, os movimentos sociais, os empresários. Será que se o povo mineiro tivesse sido ouvido o Governo do Estado teria gasto na época R$ 2 bilhões para construir aqueles prédios em Venda Nova e colocar aquele título bonito de Cidade Administrativa? Para que aquele mundo de dinheiro para construir aqueles prédios? Havia tanto jeito de resolver. Então porque não chegou perto das pessoas e consultou sobre qual é a real necessidade do Estado?”, ressaltou o governador.

 Liza com Nísio Miranda, do Observatório de Políticas Metropolitanas da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de BH

O território
O Território de Desenvolvimento Metropolitano é integrado por 90 municípios, divididos em 11 microterritórios: Belo Horizonte, Nova Lima, Caeté, Betim, Contagem, Guanhães, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto, Sete Lagoas e Vespasiano.
Os grupos são articulados envolvendo representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do Poder Legislativo estadual e federal, além de representantes da sociedade civil, que serão maioria nos colegiados.
Esta foi a décima terceira instalação de um Fórum Regional, do total de 17 a serem inaugurados. Mais de 12 mil pessoas já participaram dos encontros em várias regiões do estado. Os dados irão ajudar na elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
“Os fóruns nos permitem cumprir o compromisso de trabalhar com transparência para diminuir as desigualdades sociais, criando uma proposta de desenvolvimento regional. As prioridades escolhidas pela população estarão em uma lei que irá orientar o trabalho do Governo nos próximos quatro anos”, explicou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.




Nenhum comentário:

Postar um comentário