quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Liza na mídia: Acordo vai ampliar oferta de cursos profissionalizantes nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais


http://aconteceunovale.com.br/portal/?p=68844

Acordo vai ampliar oferta de cursos profissionalizantes nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais


A Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig) acaba de formalizar uma parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para, por intermédio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), ampliar a oferta gratuita de cursos técnicos e profissionalizantes. Os cursos serão financiados com recursos estaduais e federais e serão viabilizados por meio de acordo de cooperação técnica.
O termo de cooperação foi assinado, nesta terça-feira (15/9), pela presidenta da Utramig, Liza Prado, e pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, em solenidade realizada no Escritório de Representação da Universidade, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Com prazo de vigência de dois anos, o acordo tem como objetivo a conjugação de esforços para a realização de “ações voltadas para a melhoria e expansão de cursos técnicos e profissionalizantes, especialmente, nas regiões Norte e Noroeste do Estado e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”.
Regionalização
Na solenidade, a presidenta da Utramig destacou que o acordo segue as diretrizes de regionalização do Governo Fernando Pimentel: “Nosso objetivo é celebrar parcerias com instituições para, até 2018, estar presente em todos os territórios regionais do Estado”, afirmou.
O reitor da Unimontes, por sua vez, ressaltou a importância da parceria com a Utramig. “A assinatura do termo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições coirmãs está alinhada às ações de investimentos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes). Trata-se de uma ação de elevada importância para o reforço da atuação da Unimontes no sentido de levar benefícios à população do Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”.
O objetivo com o convênio é ampliar a quantidade de cursos técnicos profissionalizantes da Unimontes e reforçar a qualificação de pessoal nas áreas atendidas pela Universidade. A Utramig ficará responsável, entre outras atribuições, por executar ações, programas e projetos para melhoria e ampliação de oferta de novos cursos técnicos e profissionalizantes. Também deverá “envidar esforços no sentido de identificar e disponibilizar local e equipamentos adequados às ações técnico-educacionais”.
Já a Universidade Estadual de Montes Claros, entre outras responsabilidades, por meio de seu Centro de Ensino Profissionalizante e Tecnológico (CEPT), deverá implementar as atividades práticas dos cursos, disponibilizando pessoal docente e local adequado para as aulas.
Áreas
Serão oferecidos cursos técnicos nas áreas de Saúde, Informática, Agronegócio e Meio Ambiente. Entre as capacitações da área de saúde estão previstos os cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Gerência em Saúde. As atividades docentes deverão ser iniciadas até o final deste ano. Os prazos de inscrições e respectivos números de vagas ainda serão brevemente divulgados pelo CEPT.
- See more at: http://aconteceunovale.com.br/portal/?p=68844#sthash.VHPPIwfz.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário