sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Fórum Regional do Território Triângulo do Norte reuniu mais de 800 pessoas em Uberlândia

“Nossa região se insere no estilo do Governo Fernando Pimentel, de ouvir para governar”, destaca Liza Prado
  

            Uberlândia sediou na quinta-feira (17) a segunda reunião do Fórum Regional de Governo – Território Triângulo do Norte, instalado na cidade pelo governador Fernando Pimentel em visita ao Município neste mês. Durante a reunião, mais de 800 participantes de várias cidades da região foram divididos em cinco grupos e apontaram necessidades nos eixos de “Desenvolvimento produtivo, científico e agrário”, “Infraestrura e logística”, “Saúde e proteção social”, “Segurança pública” e “Educação e cultura”. O evento foi realizado no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).
            Considerando que a participação popular é um de seus pilares, o governo estadual criou os Fóruns Regionais como mecanismos para identificar as prioridades de 17 Territórios de Desenvolvimento, organizados no Estado pelas suas diferentes características. Por meio deles, diferentes grupos sociais apontam os caminhos e selecionam as prioridades para os Diagnósticos Territoriais, cujos relatórios descrevem os problemas regionais e identificam em qual dos cinco eixos de planejamento eles se encaixam. Nestas ocasiões também são indicados os integrantes do Comitê de Planejamento Territorial (Complete). Ao receber as propostas, a administração estadual elabora o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Estes documentos são apresentados à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e apresentam em quais áreas o governo pretende investir seu orçamento. 
            Os Fóruns não têm data para acabar. A proposta é que os Completes continuem funcionando mesmo após as aprovações do PMDI e do PPAG pela Assembleia Legislativa. Cada Comitê também acompanha os desdobramentos práticos do planejamento participativo em seu território e seus integrantes fazem parte do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), órgão consultivo e deliberativo, diretamente ligado ao governo estadual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário