quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Liza na mídia: Unimontes assina acordo com a Utramig para ampliar oferta de cursos profissionalizantes

http://unimontes.br/index.php/component/content/article/42-destaques-principais/14840-2015-09-15-15-31-52

Unimontes assina acordo com a Utramig para ampliar oferta de cursos profissionalizantes


Convenio UniUtra
Reitor João dos Reis Canela e a presidente da Utramig, Liza Prado, durante assinatura do convênio, nesta terça-feira (Foto: Tetê Rios/Comunicação Utramig)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), ampliará a oferta gratuita de cursos técnicos e profissionalizantes ministrados em parceria com a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig). Os cursos serão financiados com recursos estaduais e federais e serão viabilizados por acordo de cooperação técnica, que foi assinado em ato nesta terça-feira (15/9), entre a Unimontes e a Utramig.
O termo de cooperação foi assinado pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e pela presidente da Utramig, Liza Prado, em solenidade realizada no Escritório de Representação da Universidade, prédio Gerais, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Com prazo de vigência de dois anos, o acordo tem como objetivo a conjugação de esforços para a realização de “ações voltadas para a melhoria e expansão de cursos técnicos e profissionalizantes, especialmente, nas regiões Norte e Noroeste do Estado e nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”.
Na oportunidade, o reitor ressaltou a importância da parceria com a Utramig. “A assinatura do termo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições coirmãs está alinhada às ações de investimentos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Trata-se de uma ação de elevada importância para o reforço da atuação da Unimontes no sentido de levar benefícios à população do Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”.
Para a Unimontes, em linhas gerais, o objetivo com o convênio é ampliar a quantidade de cursos técnicos profissionalizantes e reforçar a qualificação de pessoal nas áreas atendidas pela Universidade.
O acordo de cooperação estabelece que caberá à Utramig, entre outras atribuições, executar ações, programas e projetos para melhoria e ampliação de oferta de novos cursos técnicos e profissionalizantes. Também deverá “envidar esforços no sentido de identificar e disponibilizar local e equipamentos adequados às ações técnico-educacionais”.
Já a Universidade Estadual de Montes Claros, entre outras responsabilidades, por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), deverá implementar as atividades práticas dos cursos, disponibilizando pessoal docente e local adequado para as aulas.
ÁREAS
Serão oferecidos cursos técnicos nas áreas de Saúde, Informática, Agronegócio e Meio Ambiente. Entre as capacitações da área de saúde estão previstos os cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Gerência em Saúde. As atividades docentes deverão ser iniciadas até o final deste ano. Os prazos de inscrições e respectivos números de vagas ainda serão brevemente divulgados pelo CEPT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário