quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Fórum Regional de Desenvolvimento do Triângulo do Norte reúne mais de 2 mil pessoas em Uberlândia

 Na foto, a presidenta da Utramig, Liza Prado, com o secretário da Sedese, André Quintão, o deputado estadual Elismar Prado e as representantes da unidade da Utramig em Uberlândia

Estamos aqui para ouvir e governar a Minas Gerais real”, diz Pimentel

Mais de duas mil pessoas participaram, nesta quarta-feira, em Uberlândia,
da instalação do Fórum Regional de Desenvolvimento do Triângulo do Norte

“O nosso jeito de trabalhar é diferente. Estamos aqui para ouvir e governar a Minas Gerais real”. A afirmação é do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e foi feita durante a abertura do Fórum Regional de Governo – Território Triângulo do Norte, nesta quarta-feira (9/9), em Uberlândia. Mais de duas mil pessoas participaram do evento.
O governador destacou a mudança de atitude da nova gestão voltada para a participação popular e a regionalização das políticas públicas. “É um mecanismo de participação muito amplo para que, de fato, as regiões participem. Tem gente que é contra esse modelo, que quer um governo fechado dentro do Palácio da Liberdade ou do Palácio Tiradentes e de costas para o Estado. Querem que o governador não venha nas regiões e não converse com as pessoas. Esse não é o nosso modelo. O nosso jeito de trabalhar é diferente”, destacou Pimentel em seu discurso.
O governador ressaltou que, apesar das dificuldades financeiras encontradas pela nova administração e um déficit de R$ 7,2 bilhões nas contas do Estado, já foi possível avançar em vários setores, como o acordo para pagamento do Piso Nacional da Educação aos professores da rede estadual de ensino, a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para Demandas Territoriais Urbanas e Rurais e de Grande Repercussão Social (Cejus Social) e a desburocratização dos licenciamentos ambientais.
“Mesmo com as enormes dificuldades, nós já começamos a mudar Minas. Atendemos a uma reivindicação dos professores, pagando os salários. Era uma reivindicação justa e histórica. Começamos a resolver os licenciamentos parados do Meio Ambiente e começamos uma política nova de tratar as ocupações de terra. Não é com violência não, é com diálogo. Por isso criamos a mesa permanente de negociação e os movimentos sociais fazem parte dela”, disse.
O governador também ressaltou que sua gestão será voltada para os esquecidos. “Nós governamos para os esquecidos, o que não são vistos, os abandonados, desamparados, para aqueles que, muitas vezes, são humilhados. E tem gente que é contra isso e é contra nós. Temos que trabalhar para os esquecidos. Eu fiz isso a minha vida inteira, eu vou governar para os que mais precisam e eu preciso de vocês”.

Território Triângulo do Norte
Este foi o 14º Fórum Regional de Governo instalado do total de 17 que serão criados em todo o Estado. Os dados colhidos vão orientar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Mais de 14 mil pessoas já participaram desses encontros para a elaboração e avaliação de políticas públicas regionalizadas a partir da participação popular. “O governo tem o dever de conhecer as faces de Minas Gerais. 

Representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Elismar Prado valorizou as ações já realizadas pela administração estadual, inclusive em parceria com o Legislativo. “É um novo modelo, uma nova atitude em administração pública. É forma de administrar a Minas real, e não a da propaganda e a da ficção”.
Participaram da solenidade dezenas de secretários de Estado, diretores de empresas ligadas ao Estado, prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, presidentes de associações de municípios e representantes de movimentos sociais.
O Território Triângulo do Norte é composto 30 municípios, divididos em três microterritórios: Ituiutaba, Patrocínio e Uberlândia.

Municípios integrantes do Território do Triângulo do Norte
Abadia dos Dourados
Gurinhatã
Araguari
Indianópolis
Araporã
Ipiaçu
Cachoeira Dourada
Iraí de Minas
Campina Verde
Ituiutaba
Canápolis
Monte Alegre de Minas
Capinópolis
Monte Carmelo
Cascalho Rico
Nova Ponte
Centralina
Patrocínio
Coromandel
Prata
Cruzeiro da Fortaleza
Romaria
Douradoquara
Santa Vitória
Estrela do Sul
Serra do Salitre
Grupiara
Tupaciguara
Guimarânia
Uberlândia



Nenhum comentário:

Postar um comentário