quinta-feira, 31 de julho de 2014

Uberlândia tem o 28º maior colégio eleitoral do Brasil, segundo TSE

Uberlândia tem o 28º maior eleitorado do Brasil. Com 462.813 títulos válidos registrados na cidade, o maior município do interior mineiro está atrás, fora as capitais, das cidades metropolitanas de Guarulhos (SP), São Gonçalo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Santo André (SP) e Osasco (SP). Além disso, a cidade do Triângulo Mineiro tem a quantidade de votantes superada também pelos municípios do interior Campinas (SP) e São José dos Campos (SP). Os dados consolidados foram divulgados, nesta semana, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ranking com base nos dados do órgão judiciário e organizado pela reportagem do CORREIO de Uberlândia aponta também que o colégio eleitoral uberlandense é maior que o de nove capitais brasileiras. Rio Branco (AC), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Palmas (TO), Aracaju (SE), Vitória (ES), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC) têm potencial menor de voto na análise geral.

A superioridade em número de eleitores em relação a estas capitais é a mesma presenciada nas eleições municipais de 2012. E revela que, em tese, o Município mineiro teria maior representatividade política do que várias localidades de todas as regiões. Mas, na prática, os números não têm prevalecido. Entre as eleições de 1986 e 2010, a representação da cidade no Congresso se manteve inferior aos quatro deputados federais e a um senador eleitos na década de 80. Na Assembleia de Minas, esse número oscilou de um a cinco ao longo dos anos.

Para a filósofa política e professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Ana Maria Said, a posição uberlandense revela o potencial de influência política da região. Algo que, segundo ela, tem que ser mais bem trabalhado pelos partidos políticos e pela população local no processo. “Não adianta termos um colégio forte, ao mesmo tempo em que temos números altos de abstenção e de votos em branco. Pesquisas mostram que quase um terço, ou seja, 30% dos eleitores optam por estas opções”, afirmou.

Capital paulista tem o maior eleitorado

A cidade de São Paulo (SP) mantém o maior número de eleitores em âmbito nacional, com 8,7 milhões de votantes, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Rio de Janeiro (RJ) é o segundo, com 4,8 milhões. Salvador (BA), com 1,92 milhão, Belo Horizonte (MG), com 1,91 milhão, e Brasília (DF), com 1,89 milhão, completam a lista dos cinco maiores colégios eleitorais do país.

Já a marca de menor colégio eleitoral, não ficou com a vencedora histórica Borá (SP). Desta vez, Araguainha (MT) apareceu nesta condição, ao ter 898 votantes.

São Paulo é o estado com mais votantes

Dentre os 27 estados brasileiros, o de São Paulo ainda é o que detém o maior colégio eleitoral do país. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que São Paulo tem 31,9 milhões de eleitores, o que representa 22,4% dos brasileiros aptos a votarem em outubro. Na sequência, aparece Minas Gerais, com 15,2 milhões de eleitores (10,6%).

Em terceiro, está o Rio de Janeiro, com 12,1 milhões (8,5%) de votantes. A Bahia fica com a quarta colocação neste ranking, ao ter 10,1 milhões (7,1%) de eleitores e o Rio Grande do Sul com o quinto lugar, tendo 8,3 milhões (5,8%) de pessoas em condições de irem às urnas. O menor colégio eleitoral estadual do Brasil é Roraima, com 299 mil votantes.


Fonte: Correio de Uberlândia, com dados do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário