sexta-feira, 11 de julho de 2014

Deputada Liza Prado quer ampliar as vagas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's)


A deputada estadual Liza Prado (PROS), que vem se destacando na Assembleia Legislativa de Minas na defesa dos idosos, conseguiu a aprovação, pela Comissão de Direitos Humanos da Casa, de um requerimento para que a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social providencie a ampliação de vagas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, as chamadas ILPI's, além da contratação de cuidadores para atendimento nestas entidades e em domicílio. A Comissão também aprovou outro requerimento da parlamentar para que a Secretaria de Políticas Sociais de Belo Horizonte providencie recursos para a capacitação das ILP's e dos cuidadores de idosos que trabalham nessas instituições.

Uma das autoras da Lei que garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo intermunicipal no Estado de Minas Gerais às pessoas com idade superior a 60 anos, a parlamentar ressalta que as questões que afetam este segmento da população devem ser consideradas como prioritárias pelos gestores públicos.

Segundo a deputada, dados do IBGE indicam que o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população. “Até 2060, conforme as estimativas do IBGE, o Brasil terá 58,4 milhões de idosos, que representarão quase 30% da população”, destaca a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário