quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ministério da Saúde disponibiliza vacinas contra hepatite A para crianças de um a dois anos

Crianças de um a dois anos incompletos poderão receber a vacina contra a hepatite A



Mais de 250 mil crianças com idades entre um e dois anos poderão ser imunizadas contra a hepatite A, em Minas Gerais, dentro de 12 meses. Segundo o Ministério da Saúde, foram disponibilizadas vacinas contra o vírus para todo o Brasil e a meta é atender aproximadamente três milhões de crianças na faixa etária de um ano até dois anos incompletos. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. A medida integra as ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. 

O Ministério da Saúde informou que, para o início da vacinação, estados e municípios já receberam 1,2 milhão de doses para serem aplicadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os materiais instrucionais para a correta aplicação na população também foram enviados. Outros lotes da vacina serão encaminhados ainda este ano e no decorrer de 2015 para atender 100% do público-alvo. Segundo o ministério, a vacina contra a hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, mas pode provocar vermelhidão e inchaço no local da aplicação. 

Hoje, há em Minas 259.808 crianças com idades entre um e dois anos. Para esta primeira fase da vacinação, o Ministério da Saúde enviou 106.800 doses para o Estado. A vacina já está disponível nos postos de saúde de Minas desde o dia 1º de julho. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a medida tem por objetivo prevenir e controlar a hepatite A e, dessa forma, imunizar, gradativamente, toda a população. Atualmente, o esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única, mas será feito o monitoramento da situação epidemiológica da doença no país para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança. 

Somente neste ano, o Ministério da Saúde investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de vacinas. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a introdução da vacina contra a hepatite A pode reduzir cerca de 65% dos casos sintomáticos desta doença e 59% dos óbitos. Ele ressaltou ainda que não se trata de uma vacina de campanha, mas, sim, de um imunobiológico que entrou na rotina, permanecendo no calendário básico da criança. 

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacina contra hepatite A tomada na infância gera proteção para a vida inteira e evita casos graves e óbitos decorrentes da doença. O secretário destacou também que o Brasil tem um dos mais completos calendários de vacinação do mundo. Isso porque passa, agora, a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 


A hepatite A 

Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes. 

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene. 

(Fonte: Hoje em Dia, com informações do Ministério da Saúde)

(FOTO ILUSTRATIVA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário