terça-feira, 22 de novembro de 2011

Continua em discussão as medicinas complementares e integrativas




Homeopatia cresce em todo o mundo na prevenção e tratamento de doenças

Minas Gerais possui serviços no SUS em 17 municípios
O Dia Nacional da Homeopatia foi comemorado ontem. O tratamento não convencional vem crescendo cada vez mais em todo o mundo e apresenta princípios como a estimulação de mecanismos naturais na prevenção e tratamento de doenças. A técnica foi desenvolvida pelo médico alemão Cristiano Frederico Samuel Hahnemann em 1976, e está inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em Minas Gerais, desde 2009, por meio da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (Pepic).
A homeopatia é um sistema médico complexo, de caráter holístico, baseada no princípio vitalista e no uso da lei dos semelhantes. Consiste em tratar uma doença que apresenta um grupo de sintomas com um remédio que produz sintomas parecidos numa pessoa sã. Desse modo, o sistema de cura natural seria estimulado a estabelecer uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora.
Segundo a coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Thaís Corrêa de Novaes, a homeopatia representa hoje um expressivo percentual de PIC dentro do SUS, além de possuir maior grau de institucionalização, se comparada às demais modalidades de tratamentos alternativos.

Medicamentos
Os medicamentos homeopáticos são derivados de plantas - a maioria, animais, minerais, metais, ácidos, bases, venenos e tecidos humanos doentes. Mas existem diferenças importantes entre a fitoterapia (medicina de ervas) e a homeopatia. A maneira de entender a saúde é muito diferente e, por isso, também a maneira de enfrentar a doença. Remédios homeopáticos são produzidos com um processo de diluições sequenciais, agitações e dinamizações, que liberam e potencializam o poder medicinal destas substâncias. Maior a diluição, maior o poder do remédio.
Em Minas Gerais, há serviços de homeopatia no SUS em 17 municípios, principalmente nos centros e postos de saúde (UBS) e na Saúde da Família. Em 2009 foram realizadas 35.847 consultas. Em 2010, a procura aumentou, finalizando o ano com 37.073.
Práticas terapêuticas
As PIC são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Essas práticas terapêuticas têm uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. Os diagnósticos são embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.
Dentre as ações desenvolvidas pela Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares (CPIC) pode-se destacar a publicação da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (Pepic), por meio da Resolução SES-MG n°1885, de 27 de maio de 2009, instrumento norteador de diretrizes e estratégias para implantação e implementação das PIC no Estado. Anexo a essa política encontra-se o Diagnóstico Situacional das Práticas Integrativas e Complementares do Estado de Minas Gerais, que realizou um levantamento das PIC utilizadas no Estado de Minas Gerais.
Também pode-se destacar o incentivo financeiro repassado para alguns municípios para a implantação e ampliação de farmácias públicas de manipulação de medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e antroposóficos, aprovado pela Resolução SES/MG N° 2080, de 21 de outubro de 2009, com o objetivo de ampliar o acesso da população a esses medicamentos.
Fonte: Minas Gerais - PG 6
Data: 22 de Novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário