sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Delegação brasileira participa da reunião da Copa em Cuba

Parlamentares brasileiros participaram nos dias 27e 28 de outubro em Cuba da reunião da Comissão de Saúde e Proteção Social da Confederação Parlamentar das América (Copa). O evento reuniu mais de 60 parlamentares de diferentes países. A Confederação, juntamente com o governo de Cuba, fez uma exposição do panorama geral do sistema de saúde no mundo hoje. Cuba como referência nesta área, mostrou seus diversos tipos de programas e seus níveis de atuação que fazem dela um país de referência.
O carro chefe dos programas de saúde de Cuba é medico da família. Esse programa possibilitou uma maior proximidade da população com a saúde (tratamento), já que o médico sai do ambulatório e vai atender o paciente em casa, criando uma relação de confiança entre o cidadão e o médico. Os parlamentares tiveram a oportunidade de compartilhar sobre o sistema de saúde de seus países e seus pontos fortes e pontos fracos.
Na participação brasileira o deputado Volnei Morastoni que é médico, compartilhou de sua experiência no fórum da Organização das Nações Unidas - ONU e falou u pouco da realidade da situação da saúde publica no Brasil e em seu estado, Santa Catarina. O deputado foi bastante aplaudido em sua exposição consequência disso a Unale recebeu o convite para ocupar uma das vagas na vice-presidência da Comissão. O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, José Luis Tchê, indicou o deputado Volnei Morastoni para ocupar a vaga.
A delegação brasileira foi composta de 09 deputados. Jose Luis Tchê (AC), Alencar da Silveira Jr. (MG), Joares Ponticelli (SC), Washington Mesquita (DF), Lincoln Tejota (GO), Edson Andrino (SC), Liza Prado (MG), Volnei Moratoni (SC) e Wanderley Dallas (AM).
França-Paris
No dia 31/10 a delegação brasileira foi recebida na sede do Conselho Regional de Paris pelo Conselheiro regional Eduardo Cypel.O conselheiro desempenha uma função semelhante à de deputado estadual no Brasil, com o ressalva de os deputados poderem votar leis. Eles desempenham um papel de auxilio na administração e desenvolvimento da região a qual e designado.
Cypel explicou para a delegação como é o sistema politico na França, sistema eleitoral e administrativo e ouviu dos parlamentares como funciona o sistema no Brasil. Os parlamentares conheceram a assembleia regional e convidaram o Sr.Cypel os demais conselheiros para a XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais que será realizada em Natal (RN), nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário