quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Deputada Liza Prado quer metrô "VLT" em Uberlândia

A Deputada Liza Prado apoia e preside comissão que trata de melhorias e ampliações dos metrôs da região metropolitana.


Participação privada no metrô de BH preocupa participantes de audiência os participantes da audiência pública realizada ontem (24/11/2011) pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização manifestaram preocupação com o sistema de parceria público-privada (PPP) na construção e operação do metrô de Belo Horizonte.
Atendendo a requerimento da deputada Liza Prado (PSB) juntamente com outros parlamentares, a reunião teve o objetivo de discutir o anúncio de expansão feito pela presidenta Dilma Rousseff, em setembro deste ano.


A manutenção dos empregos dos trabalhadores, a qualidade do atendimento e o preço do serviço foram alguns dos pontos discutidos na audiência. Na opinião da presidenta do Sindicato dos Metroviários, Alda Lúcia dos Santos, sem a gestão do Governo Federal o metrô não terá uma tarifa social e a relação de trabalho será precarizada.
O assessor da Prefeitura de Betim e ex-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Luiz da Silva Dias, disse que exemplos de PPPs no transporte público do Rio de Janeiro e de São Paulo se mostraram fracassados. O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Hermiton Quirino da Silva, levantou dúvidas sobre a participação privada na elaboração dos projetos de expansão.




Betim – A representante do Comitê Pró-Metrô Betim, Ronilda Lobo, reivindicou a extensão do transporte metroviário até a cidade. Ela lembrou que até 1986 havia um trem suburbano que ligava Betim ao Centro de BH e que sua desativação provocou um rápido crescimento na oferta de ônibus. Esse aumento, juntamente com a explosão numérica da frota de veículos na rodovia Fernão Dias, tem trazido transtornos a motoristas, passageiros e empresas instaladas no local, conforme o secretário de Infraestrutura de Betim, José do Carmo Dias.
A deputada Liza Prado destacou o trânsito caótico de Belo Horizonte e informou que as autoridades de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, discutem a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) para evitar que aquele municípío enfrente os mesmos problemas da Capital.




O deputado Fred Costa (PHS) disse que, mesmo que se adote a PPP na ampliação do metrô de Belo Horizonte, deverá haver um processo de transição para que os atuais funcionários não sejam prejudicados.
O custo da extensão da linha do Barreiro até Betim deverá ser de R$ 15 milhões, informou a deputada Maria Tereza Lara (PT). Elismar Prado destacou que transporte público significa melhoria da qualidade de vida da população, por isso a mobilização não pode parar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário