sexta-feira, 7 de agosto de 2015

07 de agosto: Dia da Promulgação da Lei Maria da Penha

Sancionada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha é considerada um dos maiores avanços no combate à violência contra a mulher no Brasil. O projeto original foi fruto de um estudo interministerial que contou com a participação de entidades da sociedade civil e foi enviado pelo Governo ao Congresso em 2004. As mulheres empreenderam durante anos uma luta para a obtenção de atenção por parte do Estado brasileiro a respeito da violência doméstica e familiar contra a mulher, resultando de tal esforço o mencionado instrumento legal.
A "Lei Maria da Penha" ou Lei Nº 11.340 instituiu instrumentos jurídicos com o fim de tentar garantir proteção para as mulheres brasileiras que sejam vítimas de violência doméstica. A Leideterminou que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham prisão preventiva decretada. Além disso, aumentou a pena máxima de um para 3 anos de detenção e acabou com o pagamento de cestas básicas por parte dos agressores, o que era comum até então no Brasil.
Esse instrumento legal surgiu a partir da luta da mestre em Parasitologia e farmacêutica bioquímica brasileira, Maria da Penha Maia Fernandes, cearense na época com 38 anos de idade, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento. Ela sofreu duas tentativas de assassinato em 1983, enquanto vítima do seu então marido, o economista e professor universitário colombiano naturalizado brasileiro Marco Antonio Herredia Viveros, no domicílio ocupado nessa época pelo casal na cidade brasileira de Fortaleza-CE.
Ele atirou contra Maria da Penha durante o sono, deixando-a paraplégica, e se fantasiou de vítima de um suposto assalto na intenção de acobertar o crime, além de ainda tentar eletrocutar Maria debaixo do chuveiro duas semanas mais tarde, depois que a então esposa já havia se recuperado dos tiros e voltado para casa de cadeira de rodas.


Após o crime, Marco foi embora para ficar com uma amante no Rio Grande do Norte, e depois de muitas idas e vindas, foi condenado a dez anos e seis meses de prisão. Maria da Penha transformou sua existência na luta pelos direitos das mulheres que sofrem com a violência doméstica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário