quinta-feira, 21 de maio de 2015

Iº SEMINÁRIO UTRAMIG DE MEIO AMBIENTE 2015


Gestão de bacias hidrográficas; recuperação de áreas degradadas; reaproveitamento de resíduos sólidos; plantas medicinais e frutos do cerrado; transferência de tecnologia e gestão do conhecimento para melhorar a qualidade de vida do cidadão, na cidade e no campo; Meio Ambiente e a sustentabilidade para o novo milênio.
Estes são alguns dos temas das palestras e oficinas do Iº SEMINÁRIO UTRAMIG DE MEIO AMBIENTE 2015, que será realizado nos próximos dias 9, 10 e 13 de junho, na sede da Fundação, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte.
Além de cerca de 100 alunos do curso de Meio Ambiente da Fundação, o Seminário vai reunir referências mineiras quando o assunto é Meio Ambiente: os professores, doutores e pesquisadores Paulo Martins, Doutor em Ciências da Terra; Fernando Madeira, Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais; Cláudio Cançado, Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Eli Cezar, especialista em Recuperação de Áreas Degradadas e Ronaldo Lima, especialista em reaproveitamento de resíduos sólidos.
Com duas palestras e oficina da água, ministrada por técnicos da Copasa e da planta, por técnicos do IEF, haverá também debates nas noites de terça e quarta-feira, dias 9 e 10. O Seminário será encerrado no sábado, dia 13, com a realização da oficina de reaproveitamento de resíduos, comandada pelo professor Ronaldo Lima.
O encontro tem por objetivo subsidiar as discussões sobre o tema Meio Ambiente, no sentido de ampliar a contribuição da Utramig na construção de uma “Sociedade Sustentável”. Durante o Seminário, além da discussão de questões ambientais, será estimulado o planejamento e a troca de experiências, com o intuito demudar hábitos e melhorar as práticas para reverter os indicadores atuais.
Segundo o professor Fernando Madeira, um dos coordenadores do evento, o objetivo também é propor a realização de negócios entre alunos e empresas convidadas, estimulando o desenvolvimento de pesquisas e de projetos na área. “Nosso objetivo é desenvolver nos estudantes conhecimento, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente”, explica. Fernando Madeira coordenou diversos projetos vinculados ao programa de Coleta e Beneficiamento Sustentável da Fava D´anta, de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas e de Implantação de Unidades de Beneficiamento de Produtos Oriundos da Base Produtiva Local.
O coordenador do curso de Meio Ambiente da Utramig, professor Henrique Costa, ressalta que o Seminário também visa proporcionar um momento de integração entre os alunos, possibilitando o estudo e a socialização dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre.

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!

PROGRAMAÇÃO
HORÁRIO
Dia 09/06
Terça-feira
Dia 10/06
Quarta-feira
Dia 13/06
Sábado
19h00
Palestra: “Água e Gestão de Bacias Hidrográficas”
Mediação: Vânia Fazito – Profa. UTRAMIG
Palestrante: Paulo Martins – Doutor em Ciências da Terra
Palestra: “Reaproveitamento de Resíduos Sólidos”
Mediação: Ronaldo Lima
Palestrante: Cláudio Cançado – Doutor em Ecologia e Recursos Naturais
19h50
Debates
Debates
20h10
Intervalo
Intervalo
20h20
Palestra: “Plantas Medicinais e Frutos do Cerrado”
Mediação: Juliceli M. de Oliveira – Prof. UTRAMIG
Palestrante: Fernando Madeira – Doutor em Engenharia de Materiais
Palestra: “Projetos Ambientais”
Mediação: Washingthon Henrique Costa – Prof. UTRAMIG
Palestrante: Eli Cézar – Pós Graduado em Recuperação de Áreas Degradadas
21h30
Debates
Debates
21h50
Oficina com o Tema Água
Oficina com o Tema Plantas
22h30
Encerramento
Encerramento
09h00
Oficina de Resíduos Sólidos – Ronaldo Lima

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário