segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Vespasiano recebe Procon Assembleia Itinerante

Atividades se encerraram no última sábado, 30, mas o caminhão equipado com mamógrafo ficará na cidade até 13 de dezembro


Promover a educação para o consumo e oferecer à população orientação jurídica gratuita na área de direito do consumidor. Com esse objetivo, o Procon Assembleia Itinerante chegou a Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no último sábado, 30 de novembro. A cidade foi a segunda a receber o projeto inédito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que já passou por Santa Luzia. As ações estão sendo desenvolvidas em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado da Saúde e TV Band Minas, através do projeto Band Cidadania.

Quem visitou a Escola Estadual Maria da Piedade Fonseca, no bairro Morro Alto, além de receber orientações do Procon Assembleia e da Defensoria Pública, pode emitir documentos, como carteiras de identidade e de trabalho; realizar exames oftalmológicos, medição de glicose e pressão arterial; consultar vagas de emprego, cortar cabelo ou fazer consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). Para as crianças, havia um espaço com cama elástica e pula-pula, além de palhaços com perna de pau. Na Praça da Lagoa, também em Vespasiano, mulheres entre 40 e 69 anos realizaram mamografias gratuitas.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), que participou da abertura do evento, ressaltou a importância do projeto. "Poder servir, ajudar, colaborar, essa é a essência da vida pública", afirmou. A deputada Liza Prado lembrou que apenas 118 dos 853 municípios mineiros sediam Procons, e que Vespasiano ainda não possui o serviço. "Por isso, a Assembleia está aqui. É preciso defender o consumidor, que é desrespeitado todos os dias", afirmou a parlamentar, que integra a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da ALMG.

A defensora pública-geral do Estado, Andréa Abritta Garzon, disse que "o serviço público veio ao encontro do povo" e que a iniciativa é uma verdadeira "difusão de cidadania". Já o diretor-geral da Band Minas, José Saad Dualib, destacou a parceria com a ALMG e anunciou que o projeto continuará a ser realizado em 2014. Ainda participaram da abertura do evento a diretora da escola, Rosângela Machado, e a pedagoga Ilce Rocha.

As atividades do Procon Itinerante em Vespasiano tiveram início na última segunda-feira (25/11/13), com palestras em escolas estaduais sobre direito do consumidor, e se encerram neste sábado (30/11/13), às 14h30, juntamente com as demais atividades do Band Cidadania. O mamógrafo móvel, no entanto, ficará na cidade por mais duas semanas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde: até 6/12/13, na Praça da Lagoa, no bairro Morro Alto, e de 7 a 13/12/13, na Praça da Juventude, no bairro Jardim da Glória. Estão sendo oferecidos 50 atendimentos por dia. As inscrições para o exame podem ser feitas no local, das 7 às 15 horas.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário