quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Associações microrregionais vão analisar relatório técnico sobre Região Metropolitana

Intitulado “A aglomeração urbana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e seu colar de influência regional”, o estudo de viabilidade técnica para a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, projeto de autoria da deputada estadual Liza Prado, foi apresentado na última sexta-feira (29), em Uberaba. O estudo foi realizado mediante convênio firmado entre as associações microrregionais Ampla (Planalto de Araxá), Amapar (Alto Paranaíba), Amvarig (Baixo Vale do Rio Grande), Amvap (Vale do Paranaíba) e Amvale (Vale do Rio Grande), com as reitorias da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e UFU (Universidade Federal de Uberlândia). 

Coube ao vice Reitor da UFU, professor Eduardo Nunes Guimarães, apresentar o relatório técnico que procurou juntar características históricas e demográficas, indicadores econômicos, sociais de forma geral, para poder apresentar às associações um roteiro técnico sobre a formação regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, como forma de fortalecer em torno de uma estratégia para que as lideranças regionais utilizem essas informações na construção do projeto político da região metropolitana. “A partir dos indicadores, conseguimos mostrar uma caracterização de que, de fato, no Triângulo Mineiro se constitui uma centralidade bem definida, em torno das cidades de Uberlândia e Uberaba que concentra a maior parte do emprego, dos serviços especializados e a diversificação produtiva. E elas têm um grande potencial de complementariedade. O entorno é mais voltado para a agroindustrialização e atividades voltadas ao setor primário”, expôs.

O levantamento foi desenvolvido pelo Instituto de Economia da UFU, ao longo dos últimos quatro meses, com a participação dos membros da Comissão de Trabalho criada pelas entidades microrregionais. “É uma versão preliminar. Cabem revisão e ajustes políticos e econômicos da região. O objetivo não foi o de desenhar a região metropolitana”, disse o prof. Eduardo. A análise mostra um conjunto de indicadores, dentre os quais, que os municípios de Uberaba e Uberlândia, respondem por cerca de 50% a 60% do fluxo econômico regional, cujo grande desafio é inserir a região na economia nacional e internacional. Nesse aspecto, relatou o vice Reitor da UFU, entra a importância da implantação também de um aeroporto internacional, em área localizada entre Uberaba e Uberlândia.

Texto: Lúcio Castellano – AMVALE








Nenhum comentário:

Postar um comentário