quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Deputada participa de formatura dos alunos da Funec

A deputada estadual Liza Prado participou, na noite dessa quarta-feira, 04, da primeira formatura dos cursos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento reuniu mais de mil pessoas na Fercar. Durante a cerimônia, a parlamentar parabenizou os 610 formandos, dos 26 cursos de qualificação, e lembrou de sua luta pelo fortalecimento e reabertura das unidades.. Os cursos, com duração de 200 a 400 horas/aula, foram oferecidos em parceria com secretarias municipais e diversos outros órgãos públicos. De acordo com a prefeitura, no primeiro semestre de 2014 o Pronatec será expandido, ofertando 2 mil vagas em 60 cursos.


Histórico de luta da deputada

Depois de quase dois anos lutando para devolver ao povo de Contagem o direito à educação gratuita de qualidade, a deputada Liza Prado conseguiu mobilizar a prefeitura do município e o Governo de Minas para reabrir as unidades da Funec. A parlamentar também apresentou, junto ao prefeito, a proposta de implantação do Programa de Educação Profissional (PEP) na Fundação. O PEP propicia alternativas para a geração de emprego e renda para os cidadãos e, ao mesmo tempo, contribui com o desenvolvimento econômico do Estado, por meio da formação de mão de obra qualificada para os diversos setores econômicos.


Funec

A Fundação de Ensino de Contagem é uma instituição de direito público, sem fins lucrativos, instituída pela Lei nº 1.101, de 21 de março de 1973. A legislação que regulamenta a Funec é a Lei Complementar 069 de 22 de outubro de 2009.

A Funec tem como propósito ofertar educação profissional de Nível Médio na forma integrada, concomitante e/ou subsequente, qualificação profissional de qualidade social para a juventude e trabalhadores do município, valorizando a formação integral através de experiências educacionais significativas nos âmbitos acadêmico, cultural e social.
De acordo com o presidente da Funec, professor Ramon, a Funec é a segunda fundação no país a conseguir a pactuação com o Pronatec. "Contagem conta hoje com uma força importante para o seu desenvolvimento. A Funec é um dos alicerces para qualificação profissional, força motriz para o seu crescimento. A cidade avança com o renascimento da fundação", destacou.

Em julho, a Funec ofertou 1.295 vagas em 40 cursos técnicos e de qualificação. Em outubro, uma parceria com o 2º Batalhão de Bombeiros de Minas Gerais possibilitou a oferta de 30 vagas no curso de bombeiro civil.

Os cursos oferecidos atualmente são:
  • Análises Clínicas, Química e Informática (forma integrada em horário integral) 
  • Administração e Contabilidade ( forma concomitante e/ou subsequente)




















Nenhum comentário:

Postar um comentário