terça-feira, 3 de dezembro de 2013

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Central de Interpretação de Libras é inaugurada em Minas

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, Minas Gerais ganhou sua primeira Central de Interpretação de Libras. A CIL irá funcionar no 5º andar da Casa de Direitos Humanos, na avenida Amazonas, nº 558, Centro de Belo Horizonte. A próxima unidade será inaugurada no dia 12 deste mês, às 14h, na Praça Tubal Vilela, nº 60, em Uberlândia. 

As Centrais contam com dois intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que vão facilitar e viabilizar o acesso de pessoas surdas a serviços em hospitais, tribunais, delegacias e outros locais de atendimento público, possibilitando o esclarecimento e a defesa dos seus direitos, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento de sua cidadania. O serviço é prestado de forma presencial, após prévio agendamento, ou virtual, sendo as demandas recebidas por e-mail, Facebook ou Skype, com a utilização da Libras via webcams. As CILs contam também com uma sala especial de acolhimento, também pré-agendada, para atender as pessoas surdas quando necessitarem da intermediação para assuntos particulares. 

Durante a solenidade de inauguração, a presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Liza Prado, solicitou uma CIL também para o município de Contagem. 

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Juliano Fisicaro, informou que os critérios para implantação das Centrais levam em conta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam as cidades no Estado onde há mais pessoas surdas. “Nossa intenção é levar esse serviço a grandes centros, pois nos gratifica muito quando implantamos uma política pública que a gente atende diretamente ao cidadão, porque atende de fato à população na ponta. E a Central vem contemplar isso”, destacou. 

As Centrais de Interpretação de Libras são uma parceria entre governos estadual e federal, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e será coordenada pela Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caade), órgão ligado à Sedese. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário