sexta-feira, 15 de março de 2013

Liza Prado quer mais fiscalização e rigor na Defesa do Consumidor




O Governo Federal lança hoje (15/03) - Dia Mundial do Consumidor - um pacote de medidas para melhorar o atendimento e garantir direitos nos setores de telefonia, banco, aviação, cartões de crédito e planos de saúde, entre outros, de acordo com Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Um das principais ações que devem ser anunciadas hoje é o fortalecimento dos Procons, que passarão a ter poder de aplicar multas diárias, sem precisar aguardar decisão do Judiciário. Para isso, o governo vai dotar esses órgãos de instrumentos para fazer valer com mais rigor o Código de Defesa do Consumidor. É fundamental que haja mais firmeza governamental e mais seriedade na fiscalização, na divulgação e na punição pelos abusos praticados por empresas privadas e públicas contra o consumidor brasileiro. Chega de medidas paliativas. Tem que haver prioridade na defesa do Consumidor.

Como deputada estadual e membro da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da ALMG, tenho me empenhado ao máximo para que seja cumprida a Lei. Vários projetos de minha autoria asseguram a Defesa do Consumidor. Entre tantos destaco o projeto:

Que cria o Programa “Minha cidade tem Procon”; 

Que cria Órgãos de Defesa do Consumidor em todos os municípios de Minas;

Que regula publicidade de alimentos destinados às crianças e adolescentes e para pessoas diabéticas;

Que obriga a divulgação da Tarifa Social de energia elétrica;

Que define tempo máximo de espera para venda de ingressos em eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer;

Que define cobrança proporcional ao tempo efetivamente utilizado nos estacionamentos de veículos;
Que determina livre acesso de idosos no transporte público intermunicipal, com gratuidade a partir dos 60 anos e não aos 65 como é hoje;

Que proíbe a inserção no SPC e Serasa de nomes dos consumidores em dívida com as contas de água e energia;

Que institui Selo de Qualidade nas Instituições de Saúde do Estado. 

Todos estes projetos de minha autoria já estão aguardando votação. Dia Mundial do Consumidor é dia de luta. Este é o meu desafio e com o seu apoio vamos vencê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário