sexta-feira, 13 de julho de 2012

Secretaria garante segurança de barragens




Minas Gerais está livre do risco de rompimento de barragens de rejeitos. Foi o que afirmou ontem o represen­tante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), Luiz Guilherme Brandão, em audiência da Comissão Espe­cial das Enchentes. A reunião foi requerida pelo deputado Arlen Santiago.


Segundo Brandão, todas as barragens de rejeitos exis­tentes em Minas são perma­nentemente fiscalizadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente. Isso afastaria a pos­sibilidade de acidentes como os ocorridos em 2001, com a barragem da Mineração Rio Verde, em São Sebastião das Águas Claras, e em 2007, com a represa da Mineradora Rio Pomba Cataguases, em Muriaé.


O representante da Se­mad relatou que a rede de monitoramento do Estado tem condições de dar uma resposta rápida à sociedade. Ele listou, entre as providên­cias tomadas recentemente, a parceria com o Corpo de Bom­beiros no acompanhamento dos níveis das barragens e o aperfeiçoamento do radar meteorológico da Região Me­tropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que alerta para o ris­co de tempestades. Questio­nado pela deputada Liza Pra­do (PSB), Brandão informou que o radar está disponível apenas na RMBH, mas há pre­visão de que seja estendido para outras regiões.


O chefe da Divisão Ope­racional do Corpo de Bombei­ros, capitão Eduardo Ribei­ro, disse que o Estado tem quatro bases de prevenção de incêndios e combate aos efeitos das inundações. Elas estão em Curvelo, Januária, Belo Horizonte e Viçosa.

Críticas – O deputado Arlen Santiago criticou a ausência de representantes do Minis­tério da Integração Nacio­nal e da Agência Nacional de Águas, convidados para a audiência. Apesar de cor­respondências justificando o não comparecimento, o par­lamentar considerou a ati­tude um desrespeito com o Estado. Requerimento apro­vado ontem renova o convi­te às autoridades.

O deputado Bosco concordou com a posição de Santiago e des­tacou o trabalho da comis­são no sentido de prevenir inundações em Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário