terça-feira, 8 de maio de 2012

Barreiro terá centro de referência contra álcool e drogas em setembro


O segundo Centro de Referência em Saúde Mental – Álcool e Drogas (Cersam-AD) de Belo Horizonte será inaugurado em setembro, no Barreiro. O anúncio foi feito ontem pelo secretário adjunto da Administração Regional Barreiro, Wanderley Porto.
Ele participou de reunião da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack, realizada na PUC Minas Barreiro, a requerimento dos deputados Célio Moreira (PSDB) e Tadeu Martins Leite (PMDB).


O novo Cersam-AD vai funcionar na rua Barão de Monte Alto, 211, no Bairro do Cardoso. De acordo com Wanderley Porto, ele terá capacidade de atendimento ambulatorial a 50 dependentes de álcool e drogas, diariamente, além de vagas para pacientes que precisarem passar a noite. O único Cersam-AD de Belo Horizonte está na Pampulha.
Outra instituição que presta atendimento semelhante é o Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Apesar da ampliação de serviços, os representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) também receberam cobranças e críticas. O presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil, pastor Wellington Vieira, afirmou que o Cersam-AD da Pampulha sofre com a falta de profissionais.
Hoje, lá, há uma espera de 90 dias para consultas com psiquiatras. Por isso, que o Barreiro cobra não apenas o prédio, mas uma equipe que garanta um bom serviço, que é importante”, afirmou.


Mais grave foi a denúncia feita pelo coordenador da Pastoral da Sobriedade da Igreja Cristo Redentor, Eduardo Soares da Silva, que frequentemente leva dependentes químicos do arreiro para atendimento no Centro Mineiro de Toxicomania. “Tem que ter segurança, porque vendem drogas na porta do CMT”, disse Silva. Ele também afirmou que, para conseguir atendimento, o dependente precisa chegar ao CMT antes das 7 horas da manhã.
O deputado Célio Moreira, que é relator da comissão especial, disse que o relatório final vai propor, entre outras medidas, melhorias no CMT.
É um lugar muito apertado, o que dificulta o atendimento.
Também precisamos aumentar o número de profissionais”, afirmou. Segundo ele, o Barreiro sofre com a questão das drogas e precisa de atenção.


Se fosse emancipado, o Barreiro seria a 8ª ou 9ª cidade de Minas”, lembrou.
O presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT), disse que a ALMG vai trabalhar em sintonia com a comissão criada pela Câmara dos Deputados para tratar do assunto. “Já existem 11 projetos de lei em tramitação na Câmara que foram propostos pela comissão parlamentar”, disse. A deputada Liza Prado (PSB) defendeu a capacitação dos conselheiros tutelares para lidar com o problema.
É triste ver como famílias são levadas ao desespero por causa de drogas”, lamentou.










2 comentários:

  1. Sou fã dessa mulher guerreira,pena que ela não me conhece.kkkk

    ResponderExcluir
  2. Setembro está aí e onde está o CERSAM AD do Barreiro?! Liza, você tem alguma notícia a respeito?

    ResponderExcluir