quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Remédio para quem sofreu AVC vai ser gratuito

BRASÍLIA. O medicamento Alteplase, usado para tratar pacientes que sofrerem acidente vascular cerebral (AVC) do tipo isquêmico, deverá ser distribuído gratuitamente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro de 30 dias, por determinação de liminar da Justiça Federal de São Paulo. A decisão é válida para todo o país.

Desde setembro de 2009, o Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo acompanha a interrupção da distribuição do medicamento na rede pública de saúde, e solicita explicações ao Ministério da Saúde dos motivos da falta de distribuição da droga. Segundo o MPF, o Ministério da Saúde alegava que a distribuição do medicamento dependia da publicação de uma portaria, que aconteceria "em conjunto com portarias que incluem um procedimento compatível na tabela do SUS e que estabelecem critérios exigidos dos hospitais para sua utilização".

A juíza Tânia Regina Marangoni, autora da liminar, argumentou que o prazo para a conclusão dos procedimentos que autorizavam a distribuição do Alteplase já se desenrolava há mais de dois anos, período que a juíza considera suficiente para conclusão dos procedimentos administrativos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente100 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de AVC. A Alteplase é indicada para o tratamento de cerca de 80% dos acidentes vasculares cerebrais registrados no país.


Remédios de graça para 7,8 milhões de pessoas


Ontem, no programa de rádio "Café com a Presidente", a presidente Dilma Rousseff afirmou que 7,8 milhões de pessoas já receberam remédios de graça para hipertensão e diabetes desde fevereiro do ano passado, quando o governo lançou o programa Saúde não tem Preço.

A iniciativa ampliou o programa Farmácia Popular, do governo Lula, que dava medicamentos subsidiados para a população pobre atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No caso de doenças crônicas como asma, colesterol alto, osteoporose e rinite, o paciente ainda pode retirar remédios com até 90% de desconto nessas farmácias. As farmácias populares distribuem ainda
anticoncepcionais e fraldas geriátricas, entre outros itens, a preço subsidiado.

O SUS também garante remédios para o tratamento contínuo de pacientes com câncer, Aids, doenças renais, hepatites e Alzheimer, entre outras. A Justiça de SP determina que o SUS distribua Alteplase em todo o país.

*Fonte: O Globo*


Nenhum comentário:

Postar um comentário