quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

INUNDAÇÕES EM CONFINS PODEM TER SIDO CAUSADAS POR ASSOREAMENTO DA LAGOA

 Liza Prado visita local mais afetado


O entupimento do sumidouro e o assoreamento das lagoas do município de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, somado ao grande volume de chuvas dos últimos meses, pode ter provocado o avanço das águas no município. Casas foram invadidas pelas águas e provocaram a saída de moradores das suas residências e a falta de luz em alguns bairros. A situação foi constatada em visita da deputada Liza Prado, nesta quinta-feira (2/2/12), representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

 

De acordo com o vereador Juninho, o nível das lagoas foi o maior em 15 anos. Para ele, a falta de manutenção e limpeza, por parte da prefeitura e da Infraero, causaram o problema. “Depois da inauguração do aeroporto, o volume de água, barro e entulhos cresceu muito, com isso o assoreamento das lagoas aconteceu mais rapidamente”, afirmou. O sumidouro que auxilia na drenagem da água das chuvas também estaria entupido, segundo ele. “Os moradores estão sem água potável e luz. É preciso que alguma coisa seja feita, uma vez que as pessoas estão ficando desabrigadas e perdendo alimentos pela falta de energia elétrica”, lamentou. Moradores e empresários locais cobram do poder público uma atuação urgente. 








Prevenção – Após a visita, a deputada Liza Prado destacou que Confins sofre de um grave problema ambiental, uma vez que não possui rede de esgoto. Ela lembra que as lagoas estão contaminadas e, com isso, a população fica exposta a todo o tipo de doença. “O sumidouro precisa ser desentupido sistematicamente. Infelizmente há omissão do poder público, que deixa os moradores sem necessidades básicas, como água limpa e energia elétrica”, lamentou. Para a parlamentar, é preciso que sejam discutidas medidas preventivas para resolver a questão das inundações em todo o Estado. “Confins não é um fato isolado, os problemas se repetem em outras regiões. Iremos realizar audiências públicas da Comissão de Assuntos Municipais para que possamos encontrar soluções imediatas para esta situação”, concluiu.

Um comentário:

  1. eurides soares silva02/02/2012, 19:24

    meus parabens senhora, liza prado pelo empenho que a cada dia,se prontifica a solucionar os problemas, sociais da nossa querida uberlândia quer Deus te ilumine na sua jornada pública.

    ResponderExcluir