quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Liza Prado participa de Fórum Metropolitano de Acessibilidade

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência 



Em audiência pública realizada ontem pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma série de entidades lançou o Fórum Metropolitano de Acessibilidade.

A presidente do Centro de Vida Independente da Capital e uma das idealizadoras do fórum, Kátia Ferraz Ferreira, lembrou que a acessibilidade é um direito de todos e não se trata apenas
da questão física. Para ela, é importante que se discuta o acesso aos serviços públicos, ao ensino e ao mercado de trabalho, e o atendimento às pessoas com deficiência.
“O Governo Federal anunciou que vai disponibilizar bilhões de reais em projetos de acessibilidade no Brasil, mas é preciso que tenhamos projetos consistentes e objetivos, que mudem a nossa realidade”, alertou.




O fundador da Associação dos Deficientes de Contagem, Maurício Peçanha, destacou que é preciso que as prefeituras da RMBH façam um diagnóstico dos problemas de acessibilidade em cada um dos municípios. Ele lembrou que existem normas que garantem os direitos das pessoas com deficiência há 12 anos, mas não são cumpridas.
A representante da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, Ana Lúcia de Oliveira, afirmou que avanços ocorreram graças à união dos movimentos sociais, mas que ainda existe um discurso de que a pessoa com deficiência não quer ter acesso ao mercado de trabalho. Segundo ela, muitas pessoas desistem de trabalhar e estudar porque o acesso é dificultado.

 A deputada Liza Prado chamou a atenção para a importância de projetos objetivos e viáveis economicamente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário