quarta-feira, 22 de junho de 2011

Iraí de Minas, Patrocínio, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes são considerados, pelo Governo Federal, pontos de potencial aquífero para criação de peixes

DEPUTADA E PRODUTORES CONSEGUEM RECONHECIMENTO POTENCIAL E AUTORIZAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE TANQUES PARA CRIAÇÃO DE PEIXES


A partir de agora, os municípios de Iraí de Minas, Patrocínio, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes são considerados, pelo Governo Federal, pontos de potencial aquífero para criação de peixes. Após reunião da deputada Liza Prado com a ex-ministra da Pesca e Agricultura, Ideli Salvatti, acompanhada de representantes da Prefeitura Municipal de Iraí de Minas, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Alves Cardoso, Associação Rural de Vendinha, Milton Vaz e Matias Resende e da Associação Rural da Mãe Rainha, para discutir a piscicultura da Região. Após solicitação da deputada referente a inclusão do lago de Nova Ponte no mapa de reconhecimento de potencial aquífero, foi feito um levantamento em toda a região pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) com produtores interessados no projeto. A Epamig então realizou a avaliação e demarcação das áreas adequadas à instalação dos tanques.

O próximo passo é marcar as coordenadas de cada ponto dos municípios contemplados, fazendo a delimitação dos locais onde os tanques podem ser instalados com a devida segurança e respeitando a legislação vigente.

Os processos de legalizações ambiental dos pontos e comerciais dos produtos, que inclui autorizações dos órgãos competentes, estão sendo realizados por cada cidade, através das associações ou do produtor contemplado.

Expondo o cenário que presenciou em Iraí de Minas, solicitou recursos e infraestrutura, incluindo, prioritariamente, a aquisição de tanques, canoas e máquina de fazer gelo. Na ocasião, Liza Prado pediu, ainda, o empenho da ministra na construção de um frigorífico para industrialização de peixes – iniciativa que promove geração de emprego, renda, inclusão social e desenvolvimento de um modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário