terça-feira, 26 de abril de 2011

Demandas do setor de educação são discutidas com secretária Ana Lúcia Gazolla



Nesta segunda-feira, 25 a deputada Liza Prado teve uma reunião de trabalho com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazolla para tratar e discutir soluções para as inúmeras demandas do setor. Entre eles o piso salarial dos professores, concurso do magistério (promoção automática de nível), transporte escolar, segurança e ações preventivas no ambiente escolar e cobertura de quadras poliesportivas. Também foram temas da conversa a escola de tempo integral, situação da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC), reforma das escolas estaduais de Uberlândia e implantação de projetos como o Programa Poupança Jovem

Promoção por Escolaridade

Ciente da importância da valorização dos professores na educação pública, Liza comunicou à secretária a elaboração de um Projeto de Lei que garanta a promoção por escolaridade, automática de mudança de nível conforme aumento do conhecimento acadêmico. Atualmente, quem conclui mestrado ou doutorado tem que esperar cinco anos pela mudança de nível. A secretária Ana Lúcia Gazolla manifestou seu apoio à iniciativa.

Piso Salarial

Ainda em defesa dos educadores, a parlamentar falou da importância da negociação do piso salarial, solicitando informações sobre o que tem sido feito para o cumprimento da Lei. Em resposta, Gazolla alegou ter se reunido com o ministro da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) quando solicitou e teve definido a ida do ministro ao Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir Acórdão claro e conclusivo. Haverá um debate na Assembleia, no dia 04 de maio para discutir as questões do piso e plano de carreira.

Segurança Escolar

Em resposta ao ofício encaminhado à Secretaria em que sugere a adoção de medidas de prevenção nas unidades de ensino, em face dos ataques físicos e psicológicos constantes a professores, alunos e funcionários dentro e no entorno do ambiente escolar, a deputada solicitou treinamento de professores para mediação de conflitos e identificação de alunos com problemas emocionais. Ana Lúcia acatou a sugestão da deputada, criando, inclusive, um grupo de estudos para avaliar e discutir a medidas de prevenção e alternativas para a solução dos problemas. o Projeto de Lei apresentado por Liza Prado na Assembleia que dispõe sobre a criação de instrumentos para garantir a segurança escolar.

Contagem

Para ajudar na reabertura das unidades da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC) que foram fechadas em Contagem, a deputada oficializa pedido à Secretaria de Estado de Educação para implantação, nestas unidades, do Programa de Educação Profissional (PEP) que oferece aos jovens e adultos mineiros formação profissional técnica de qualidade, a fim de torná-los aptos a ingressar e a se manter, com a capacitação necessária, no mundo do trabalho. O pedido reforça a luta da deputada pelo fortalecimento das FUNECs e reabertura das unidades fechadas. Respondendo a deputada, a secretária informou que existe um convênio aberto que, para ser reativado, é necessário uma solicitação por escrito, da Prefeitura para o Estado, o que não foi feito até o momento. E ainda tem a possibilidade da adesão do município de Contagem em uma parceria do Governo do Estado com a Vale, em um projeto profissionalizante. Apesar de não resolver todo o problema de custeio, o município tem recursos próprios garantidos mesmo com o fechamento de várias unidades, um compromisso de campanha. Essas alternativas poderiam colaborar.

Uberlândia e Região – Cobertura de Quadras, Poupança Jovem

Especificamente para o município de Uberlândia e cidades do Triângulo, Liza solicitou a utilização de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para cobertura e construção de quadras poliesportivas e projetos similares.

Liza pediu, também, a interferência da secretária Ana Lúcia para implantação em Uberlândia – ainda não contemplada - do Programa Poupança Jovem do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, já solicitado pela deputada juntamente com a secretária Municipal de Ação Social de Uberlândia. O foco são os alunos do ensino médio de áreas de alto risco social. Pelo projeto, esses jovens recebem uma poupança de R$3 mil, após o término de três anos escolares. Para merecer a quantia, cada aluno deve participar das aulas e atividades complementares ligadas ao programa. O objetivo é incentivar a formação escolar, melhorar suas condições de vida e capacitá-lo tanto para o mercado de trabalho, quanto para a vida adulta.

Transporte Escolar – Minas terá Projeto Piloto

Preocupada com o processo de urbanização das cidades, aliado à frota insuficiente e precariedade da frota, estradas vicinais ruins, a deputada pediu providências para a qualidade do transporte escolar na zona rural. Nesse sentido, a secretária conseguiu com o ministro da Educação um projeto-piloto para diagnosticar toda esta situação no Estado. O recurso será transferido do Governo Federal para a UFMG, através da Escola de Engenharia e a Escola de Tocantins – que já realizou trabalho similar para o MEC.
Para mostrar a importância deste projeto, a deputada solicita uma audiência pública na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia para debater este projeto que servirá de exemplo para o resto do País.

3 comentários:

  1. OLÁ! TENHO ALGUMAS DÚVIDAS E NÃO ENCONTRO NENHUMA LEI QUE ME RESPONDA.
    NO DIA 05/06/2010 ENTREI EM AFASTAMENTO PREMIMINAR.
    RECEBI MEU DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM 24 DE JULHO DE 2007. NÃO PODEREI ME APOSENTAR COMO PEB4? PERDEREI MINHA MUDANÇA DE NÍVEL? O QUE POSSO FAZER?
    CELIA

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE CONTAR COM O APOI DA DEPUTADA LIZA PRADO PARA NOS ORIENTAR (EU E MAIS PROFESSORES QUE ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO).
    GOSTARIA DE PODER ENTRAR EM CONTATO COM ELA.
    MUITO AGRADECIDA
    CELIA

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE PODER ENTRAR EM CONTATO COM LIZA PRADO.
    SOU PROFESSORA, ESTOU EM AFASTAMENTO PRELIMINAR NÃO PODEREI TER MINHA PROMOÇÃO POR ESCOLARIDADE SE NÃO ESTIVER EM EXERCÍCIO.
    SOMENTE FIQUEI SABENDO DESTE FATO DEPOIS QUE ME AFASTEI.
    NÃO ACHO JUSTO, POIS CUMPRI O TEMPO NECESSÁRIO E JÁ TENHO 51 ANOS.JÁ ENTREI COMMEU DIPLOMA DE PÓS GRADUAÇÃO A 3 ANOS.
    DISSERAM-ME QUE TENHO QUE VOLTAR PARA SALA DE AULA MAIS UM ANO PARA PODER TER ESTA PROMOÇÃO.
    SERÁ QUE ENCONTRO ALGUMA SOLUÇÃO?
    GOSTARIA QUE ME ORIENTASSE.
    MUITO AGRADECIDA.
    CELIA

    ResponderExcluir