quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aumento da conta de luz e novos medidores são questionados em audiência pública na Assembleia



Críticas ao reajuste nas contas de energia elétrica e dúvidas em relação aos medidores inteligentes, que serão testados em Minas Gerais a partir do 2º semestre, marcaram a audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (5/4/11).
A deputada Liza Prado, que presidiu a audiência e é radicalmente contra o aumento, questionou o motivo e o índice do reajuste anunciado, dado os altos lucros contabilizados pela Cemig.
A reunião coincidiu com audiência pública realizada em Brasília pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou o aumento de 6,61% na tarifa de consumidores residenciais e 9,02% de industriais em Minas Gerais. Conforme a agência, as novas tarifas começam a vigorar na próxima sexta, 8.
Novos medidores
Sobre a adoção, no segundo semestre, de um medidor inteligente para aprimorar a medição do consumo de energia, Liza Prado pediu à Cemig muita atenção para que não signifiquem aumento de custos para o consumidor, além de novas possibilidades de fraudes, os famosos “gatos”, com os novos equipamentos. Além disso, outro fator que preocupa a deputada é o desemprego causado pela automação e  a possibilidade do serviço ser pré-pago, o que, em sua concepção, fere o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Concessão de Serviço Público no tocante a interrupção do serviço.
A deputada pediu, ainda, que a Cemig informe através dos talões de energia o prazo para os consumidores carentes se cadastrarem na tarifa social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário