O dia 21 de janeiro comemora o Dia Mundial da Religião, uma data criada para lembrar os povos do mundo que a religião deve unir e não separar os homens.
Religião, em seu conceito primitivo, significa reunir novamente o ser humano com o sagrado. As primeiras religiões surgiram ainda na pré-história, milhares de anos A.C. (antes de Cristo). Entre as mais antigas religiões podemos citar o budismo, o hinduísmo, o xintoísmo e o confucionismo, que ainda consideram a existência de entidades e deuses, enquanto que outras, também antigas, já praticam o monoteísmo, ou seja, a crença na existência de um único Deus, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. A Índia ainda mantém a condição de possuir a mais antiga das religiões ainda praticadas no mundo atual.
Divergências nas religiões - Embora criadas numa só ideia original, as religiões acabaram por se dividir em correntes teológicas diferentes. O Judaísmo, que nasceu na antiga Palestina, manteve a crença nos Profetas, que eram emissários divinos, e acabou se dividindo entre diversas tendências, com diferentes crenças, embora professem a doutrina contida na Bíblia. Ainda hoje é a religião de Israel, país criado para os Judeus após a Segunda Guerra Mundial. O Cristianismo, instituído depois da morte de Jesus, também se dividiu ao longo da história, com três vertentes principais: os católicos, os ortodoxos e os protestantes. Os preceitos, nessas correntes teológicas, acabaram por se tornar diferentes, cada uma delas tendo uma doutrina e mandamentos específicos. O Islamismo, a religião dos muçulmanos, ao longo de sua história também se dividiu em correntes com crenças radicalmente contrárias, o que até hoje gera os conflitos e guerras observados no Oriente Médio, condição que obriga as grandes potências, como os Estados Unidos e países da Europa, a interferir na política de inúmeros países.
Origem do Dia Mundial da Religião - O Dia Mundial da Religião foi criado em 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional, criada por Bahá'u'lláh, um árabe nascido no atual Irã, que pretendia que as religiões do mundo se unissem para uma convivência pacífica, embora tivessem dogmas e crenças diferenciadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário