O Dia dos Aposentados celebra todas aquelas pessoas que já estão em um período onde não precisam mais trabalhar para receber o salário. Devido a um motivo específico, na maioria dos casos pela idade, estes trabalhadores aproveitam os benefícios da previdência social ou privada, como um direito por todos os anos já trabalhados.
A aposentadoria pode ser dividida em 5 categorias: aposentadoria compulsória, especial, por idade, por invalidez, ou por tempo de contribuição.
A aposentadoria compulsória é destinada para juízes, e acontece quando algum deles comete alguma falta grave ou até mesmo um crime. Já a aposentadoria especial atende as pessoas que trabalham em condições que causam algum dano à saúde ou integridade física. A aposentadoria por idade acontece quando o cidadão atinge uma idade específica, que varia para homens e mulheres. A aposentadoria por invalidez beneficia aqueles que não podem mais exercer um trabalho devido alguma doença ou incapacidade física. Por último, tem a aposentadoria por tempo de contribuição, que corresponde ao tempo que a pessoa realizou um trabalho e também que contribuiu com a Previdência Social.
A deputada Liza Prado na Assembleia Legislativa do Estado de
Minas Gerais sempre defendeu o Direito dos Idosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário