sexta-feira, 11 de abril de 2014

Encontro em Uberlândia discute a implantação da RMTMAP

A deputada estadual Liza Prado estará na tarde dessa sexta-feira, 11, em uma reunião na prefeitura de Uberlândia para discutir o Projeto de Lei Complementar 32/2012, que visa a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (RMTMAP). A proposta, de autoria da parlamentar, pretende unificar 66 municípios com influência estratégica das cidades de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Patrocínio, Araguari, Ituiutaba, Araxá e Frutal. Além da deputada, estarão presentes prefeitos, empresários, representantes de associações microrregionais e do G7 (grupo formado pela Aciub, CDL, Conselho de Veneráveis da Maçonaria, Fiemg, OAB, Sindicato Rural e Sociedade Médica de Uberlândia).
  
A importância do Projeto para o desenvolvimento econômico-social do local é enorme. A proposta garante políticas de integração setorial, solucionando os problemas comuns da região, e o planejamento de diretrizes que promovam e incentivam o crescimento, aquecendo a economia e beneficiando a comunidade por meio de parcerias público-privadas. As cidades pertencentes à Região Metropolitana terão a eliminação da tarifa de ligações interurbanas, facilidades para aquisição de empréstimos com o governo, tarifas integradas de transporte intermunicipal, centralização de coleta seletiva de lixo urbano, aumento do limite de financiamento para construção civil do programa “Minha Casa, Minha Vida”, dentre outros itens. 

O estudo técnico para viabilização do Projeto de Lei Complementar foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada pelas Universidades Federais de Uberlândia (UFU) e Triângulo Mineiro (UFTM), e pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Frutal. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário