segunda-feira, 22 de abril de 2013

Deficientes questionam a dificuldade de acesso aos ônibus em BH

Reclamações quanto à dificuldade de acesso aos ônibus urbanos em Belo Horizonte marcaram a audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nesta quinta-feira (18/4/13), pessoas com deficiência presentes à reunião denunciaram o descaso e até o desrespeito manifestado por motoristas e cobradores. A presidente da comissão, deputada Liza Prado (PSB), anunciou que todos os problemas relatados serão debatidos com as empresas de ônibus em uma audiência pública marcada para o dia 5 de maio.

Uma das reclamações diz respeito à negativa, por parte dos motoristas, de transportar duas pessoas com deficiência ao mesmo tempo. Mãe de duas crianças com paralisia cerebral, Maria José disse que precisa levar seus filhos para a fisioterapia semanalmente, mas é frequentemente deixada pra trás pelos motoristas.
Sirlene Alves Xavier criticou o despreparo dos condutores. Ela contou que sua filha, que sempre a acompanha nas viagens de ônibus, sempre tem que ensinar ao cobrador como operar o elevador do coletivo. Liza Prado se disse chocada com a falta de sensibilidade desses profissionais, mas ponderou que esses são minoria. “A maior parte dos motoristas e cobradores é educada e prestativa”, afirmou.

Para a reunião do dia 2/5, a representante do Centro de Vida Independente de Belo Horizonte, Terezinha Rocha, pediu às pessoas com deficiência que não puderem estar presentes que enviem suas questões e demandas por escrito, para que possam ser respondidas pelos dirigentes das empresas de ônibus.

Requerimentos - Durante a reunião, foram aprovados pedidos de audiências públicas apresentados pela deputada Liza Prado (PSB) para discutir a ocorrência de doenças raras e os desafios da pessoa com deficiência do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, além de audiência para debater e divulgar o Programa Viver sem Limite do Governo Federal.

Outros requerimentos aprovados pela deputada visam debater e esclarecer os problemas e as medidas que estão sendo tomadas em relação às pessoas com deficiência. As audiências serão realizadas em Pirapora (Norte de Minas), Pouso Alegre (Sul de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Unaí (Noroeste), Ipatinga (Vale do Aço), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário