quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Projeto de escola estadual de Uberlândia se destaca em concurso nacional de Tecnologia Social





A Escola Estadual Bueno Brandão, de Uberlândia, acabou de ser premiada, em Brasília, pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum, pela criação de um painel térmico isolante, ao participar do concurso nacional Aprender e Ensinar - Tecnologias Sociais. Ao todo, 4.695 projetos foram inscritos e apenas 64 projetos foram classificados, dentre eles o da Escola Estadual Bueno Brandão.

O projeto surgiu em 2012, quando a educadora Maria Luiza Inácio Rosa lançou um desafio voltado para os alunos do ensino médio. O objetivo era criar um protótipo científico para a 17ª Ciência Viva, promovida pela Universidade de Uberlândia. A professora e os alunos desenvolveram, então, o painel térmico isolante feito a partir de caixas de leite Tetra Pak, que diminui em até oito graus Celsius a temperatura ambiente de construções revestidas por, por exemplo, telhas de amianto. Atualmente os alunos estão trabalhando na construção de 24 placas térmicas isolantes para serem instaladas na casa de uma família carente em Uberlândia.

O protótipo foi inscrito na feira acadêmica que abre espaço para escolas públicas e privadas, e que, em 2012, elegeu o tema “Energia na Vida e na Sociedade”. A iniciativa da Escola Estadual Bueno Brandão conquistou o 1º lugar na categoria Ensino Médio e foi premiada em novembro na Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em São Paulo.

Composta por plástico, alumínio e papelão, a caixa Treta Pak reflete a luz do sol, propiciando, consequentemente, o arrefecimento da temperatura local. O painel térmico ajuda ainda na proteção contra a chuva e o vento, e mantém a temperatura ambiente nos dias mais frios. Parabéns, mais uma vez pela premiação, que serve de estímulo e exemplo para todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário